carregando...


Taboão da Serra, 25 de Setembro de 2018 - 18° C

8º Leitura Dramática sobre política brasileira apresentou "Trappola [O inocente]"

Leitura DramáticaCemurpolítica brasileiraSecretarias

Atualizado em: 04/09/2018 17:09

Com o objetivo de retomar as pesquisas e estudos sobre a política brasileira, além de estimular a pratica da leitura e restabelecer uma parceria com o público estudantil, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo com o grupo União Teatral realizou o oitavo encontro do Leitura Dramática na segunda-feira, 27 de agosto, no Cemur.


O texto escolhido para o oitavo encontro foi "Trappola [O Inocente]", de Sérgio Jockymann. A peça se passa durante o regime fascista de Mussolini e conta à história de Luigi, um contador que não entende nada de política é preso. Na cela em que é jogado encontra dois prisioneiros: Pietro, um professor liberal e Gino, um comerciante fascista. Refém de sua ignorância e privado de sua liberdade, Luigi se depara com o universo da "lógica política" que em nada se assemelha com a sua trivial contabilidade. Sob permanente pressão e lutando para sobreviver, ele experimenta os horrores de ser um prisioneiro político.


O autor Gianfrancesco Sigfrido Benedetto Martinenghi de Guarnieri nasceu em 6 de agosto de 1934, em Milão, na Itália. Com dois anos, emigrou para o Brasil e foi para o Rio de Janeiro com os pais, que fugiam do regime fascista de Benito Mussolini. Filho do maestro Edoardo Guarnieri e da harpista Elza Guarnieri, manteve contato com as artes desde cedo, mas também herdou do pai, antifascista ferrenho, o apreço pela política. Assim, aos 13 anos, escrevia para o jornal da Juventude Comunista. Fez cinema, teatro e mais tarde televisão. 

 

Trappola [O inocente], de Sérgio Jockymann, foi o texto escolhido para o 8º Leitura Dramática


A direção geral foi de Ney Rodrigues. Os atores foram: Edilson Silva, Juliano Lopes e Ney Rodrigues. O projeto acontece na ultima segunda-feira de cada mês. No próximo encontro será realizado a leitura dramática da peça “Ponto de Partida”, do autor Gianfrancesco Guarnieri, no dia 24 de setembro, no Cemur.

 

Encontros do Leitura Dramática acontecem no Cemur, às 20h, toda última segunda-feira de cada mês.

 

União Teatral
O grupo União Teatral Taboão foi criando em 1997, e montou várias peças como “Este Ovo é um galo”, e “A Morte do Imortal”, de Lauro César Muniz, “A Torre em Concurso”, de Joaquim Manoel de Macedo”, além de projetos com alunos das Oficinas como “Quatro Vezes Martins Pena”. O grupo contabiliza 52 indicações e 38 prêmios, entre eles o Festival do Trabalhador, o IX Festival de Santo André e os festivais de Paraguaçu e Bragança Paulista.

Serviço:
9º Leitura Dramática – “Ponto de Partida”
Dia: Segunda, 24 de setembro, às 20h
Local: CEMUR - Praça Nicola Vivelechio, 334, bairro Jardim Bontempo
Entrada Gratuita