carregando...


Taboão da Serra, 18 de Junho de 2019

Ano Novo Chinês é celebrado com desfiles e espetáculos

Ano Novo Chinêstaboão da serraCultura e Turismo

Atualizado em: 27/02/2019 16:02

Pelo sexto ano consecutivo a Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia de Lily Lau e a Kim Mui realizaram as atividades comemorativas ao Ano Novo Chinês.

Com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo o evento aconteceu na Praça Luiz Gonzaga, no sábado, 23, e contou com uma programação repleta de atrações culturais como as danças do Dragão e do Leão, artes marciais, massagem, apresentações musicais e as tradicionais barracas de comidas típicas.

O Ano Novo Chinês começou no dia 5 de fevereiro e terminará em 24 de janeiro de 2020 e será regido pelo porco da terra. “O Ano Novo Chinês já faz parte do calendário cultural da cidade. Quem compareceu ao evento conheceu um pouco sobre a cultura chinesa e culinária. Cerca de 350 pessoas participaram dos desfiles das 10 escolas de Kung Fu que apresentaram um pouco da cultura asiática”, comentou o secretário de Cultura e Turismo, Wanderley Bressan.

Segundo a presidente da Associação de Amizade Brasil-China, Heida Li, a festividade teve dança folclórica, apresentações, desfiles, demonstrações de lutas e barracas com a culinária asiática. “Estou muito feliz em poder apoiar e participar do evento na cidade, além de poder trazer a cultura chinesa e aproximar a população dos dois países”, relatou.

Organizadores e a presidente da Associação de Amizade Brasil-China agradeceram a Secretaria de Cultura pelo apoio ao evento

O público ainda acompanhou o desfile das escolas, com apresentação de dragões, leões e outros símbolos da rica cultura chinesa. Ao som do tambor conhecido como Tayko, os alunos desfilaram apresentando roupas de luta. Logo em seguida, foram feitas demonstrações de luta com espadas, nunchaku e outras performances.

Para o organizador do evento, Fábio Lachi, a iniciativa busca trazer um pouco da milenar cultural chinesa para Taboão da Serra e região. “Ficamos felizes pela proporção que a festividade atingiu. O evento teve desfiles, apresentações, dança folclórica e demonstrações de lutas. A festividade já faz parte do calendário cultural da cidade”, disse.

Representado por um signo no zodíaco, 2019 será o Ano do Porco que, segundo a sabedoria chinesa representa alegria, harmonia, tranquilidade e positividade. O horóscopo é formado por doze animais, cada um correspondente a um ano: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, galo, macaco, cachorro e porco. No calendário chinês, esse é o ano 4.717.

O ano novo chinês traz uma série de rituais, que duram ao todo cerca de um mês. Contando todas as tradições e preparações, a celebração vai desde 1 semana antes do ano novo até 15º dia após o mesmo. As principais tradições ocorrem nos três primeiros dias do ano novo, os quais costumam ser feriados nos países com essa tradição.