Taboão da Serra, 17 de Setembro de 2019

Árvores nativas são plantadas em escolas municipais

plantioárvoresescolasnativasDes. Urb. Hab. e Meio Ambiente

Atualizado em: 02/05/2019 16:05

Além de oferecer uma educação de qualidade, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente realizou o plantio de 150 mudas de árvores floríferas e frutíferas em seis escolas municipais. Todas as árvores são da flora nativa da cidade e foram doada pelo Instituto Olinto Marques de Paula. A iniciativa garante às crianças um ensino com base na preservação ambiental.

Segundo a secretária de Habitação, Sandra Pereira, a ideia é plantar árvores nativas em todas as áreas verdes da cidade junto com as crianças, famílias e comunidade. “O nosso objetivo é melhorar a quantidade de árvores plantadas na cidade. A conservação do meio ambiente é um dever de todos e é uma forma de preservarmos o ecossistema para o presente e futuras gerações”, disse.

O plantio faz parte do projeto desenvolvido pela Secretaria Habitação e Meio Ambiente em parceria com o Instituto Olinto Marques de Paula. Entre as espécies estão: canafísula, ipê, quaresmeira, uvaia, pitanga e grumixama. O plantio foi realizado nas EMIs Jurema, Dorinha, Aninha, Piteco, Visconde de Sabugosa e na EMEF Dalva Barbosa Lima Janson.

As mudas foram plantadas em tubos ecológicos, o que permite o plantio direto e sem danos ao meio ambiente, pois não utiliza plástico. Os alunos juntamente com os pais ajudaram a plantar as mudas e aprenderam como é importante cuidar do meio ambiente. Além disso, as crianças vão ajudar os funcionários da escola a regar as mudas periodicamente.

Alunos da EMEF Dalva Barbosa Lima Janson participam de plantio de árvores

“Ao desenvolver ações como essa, também estamos contribuindo com o Programa do Governo do Estado Município Verde Azul, para a cidade de Taboão da Serra melhorar a sua pontuação neste Programa”, falou a secretária adjunta da pasta, Marlene Bomfim.

O Programa Município Verde Azul, lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, que tem o objetivo de descentralizar a política ambiental e proporcionar a eficiência na gestão dos assuntos ambientais. O projeto promove a participação da sociedade na gestão ambiental, cabendo ao Estado prestar colaboração técnica e treinamento às equipes locais.

DOAÇÕES

As doações de mudas de árvores nativas, frutíferas e floríferas, podem ser feitas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente, localizado na Praça Miguel Ortega, 286, Parque Assunção, ou na cooperativa Cooperzagati na rua Porfírio Herdeiro, 440,  Parque Industrial das Oliveiras. Outras informações pelo telefone 4788-5330 ou 4788-5331.