carregando...


Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2021

Atletas de Artes Marciais conquistam medalhas em diversos campeonatos

AtletasDepartamento de Artes MarciaisjudôJiu-Jitsukaratê

Atualizado em: 04/06/2021 19:06

Os esportistas foram vencedores em competições de três modalidades que aconteceram no sábado, 29/05

No sábado, 29/05, atletas de três modalidades do Departamento de Artes Marciais da Secretaria de Esportes de Taboão da Serra, foram destaque em competições organizadas por federações. As equipes trouxeram para Taboão da Serra medalhas e troféus que conquistados em campeonatos de karatê, kung-fu e jiu-jitsu.

O secretário Olívio Nóbrega parabenizou as equipes. “Estamos muito orgulhosos dos nossos atletas e de seus instrutores. Vivemos um período difícil por conta da pandemia da Covid-19, mas com esforço o trabalho tudo vence. Parabéns a todos pela dedicação e esforço. Contem com o apoio da Secretaria de Esportes”, comentou.

O responsável Departamento de Artes Marciais da Secretaria de Esportes, Mestre Ney Carvalho, destacou o diferencial da nova administração.  “O Departamento de Artes marciais surgiu nesta gestão, as Artes Marciais eram soltas e nunca foram tão valorizadas como agora. Diante deste cenário pandêmico para nós é um orgulho obter estes resultados sem o treinamento normal. A criação do departamento é extremamente importante para que possamos atender de alguma forma as necessidades e imprevistos do dia a dia”, explicou.

Karatê
No Karatê, na primeira edição em que o Campeonato da Federação Paulista de Karatê voltou a ser presencial, após mais de um ano de pandemia, os atletas competiram na modalidade Kata, que não tem contato entre os competidores, a competição não teve a participação do público. 

O Campeonato foi realizado no Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, na cidade de São Paulo, seguindo todos os protocolos de segurança. Apesar de aberto para as academias filiadas a FPK, a competição recebeu apenas 350 atletas, por ondem de inscrição. Os dois primeiros colocados de cada categoria garantiram vagas para o Campeonato Brasileiro de Karatê da CBK – Confederação Brasileira de Karatê, entidade filiada ao COB – Comitê Olímpico Brasileiro que irá acontecer em setembro, no Ceará.

Taboão da Serra foi representada pelos atletas Ulysses Borges, Willyan Lopes, Ana Júlia Martins e pelo sensei Alex de Castro, que além de atleta também é técnico. Ulysses trouxe a medalha de bronze na categoria Kata individual júnior, e a equipe de Kata formada por Willyan, Alex e Ulysses foram campeões na categoria sênior.

 

Karatê de Taboão da Serra se destacou em Campeonato da Federação Paulista

Os atletas treinam nos núcleos da Secretaria de Esportes, mas devido à pandemia, o treinamento está acontecendo de forma online, coordenado pelo sensei Alex que prepara os atletas para as competições presenciais que retornaram recentemente e também para os campeonatos on-line que já vem acontecendo a algum tempo.

Esta foi a quinta competição do ano, sendo a primeira presencial, e os atletas vem colhendo ótimos resultados, em todas as competições deste ano os atletas chegaram ao pódio. No Open Hajime foram até agora três bronzes em duas etapas, na Copa Washide o atleta um trouxe bronze e na Copa Hachiman foram duas pratas.

Kung-Fu
O Campeonato Paulista de Kung Fu também aconteceu no sábado, (29), de forma online,  organizado pela Federação Paulista de Kung Fu Wushu - FPKF. Neste torneio, oito atletas de Taboão da Serra conquistaram o primeiro lugar nas disputas. Sifu Fábio Lachi (47) que é um dos responsáveis em treinar a equipe participante e também é atleta pela cidade conquistou o primeiro lugar na categoria Master Mãos Norte Masculino. Morador do Pq. Pinheiros, com seus 29 anos de prática, ele é o responsável por representar o município principalmente em torneios internacionais, obtendo medalhas nos EUA e China.

Na categoria Formas em Conjunto, disputado em equipe, conquistaram o primeiro lugar os atletas Jonatas Silva dos Reis (23), morador do Jardim Record, Pablo Rodrigo Silva de Paula (18), Jardim Trianon, Paloma Sabiá de Oliveira Bragança (24), do Jardim Mituzi, Felipe Gomes de Oliveira (35), do Jardim Roberto.

Atletas do Kung-Fu participaram do I Campeonato Aberto Paulista Online de Wushu Taolu 2021
(Crédito: Divulgação Fábio Lachi)

Na categoria Tchoy Tchã, em duplas conquistaram o primeiro lugar os atletas Rederson Thiago Santos Leal (25), Bruno de Castro Ferraz (26), ambos moradores do Parque Pinheiros. Na Categoria Individual Adulto Mãos Norte o ouro foi para o atleta Bruno de Castro Ferraz (31), também morador do parque Pinheiros.

Jiu-Jitsu
A cidade também foi bem representada no Jiu-Jitsu, em Embu das Artes, no BJJ Paulista 2021, organizado pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo – CBJJE, que reuniu atletas de todo o Estado de SP. O Sensei Bruno de Melo Lins (31) que é instrutor de Judô, praticante e faixa preta de Jiu-Jitsu e já disputou dezenas de competições abertas e federadas de nível estadual e nacional, conquistou o vice-campeonato Paulista na categoria Masculino - Adulto - Faixa Preta - Meio pesado.

O Sensei Bruno de Melo Lins é vice-campeão no BJJ na categoria Masculino - Adulto - Faixa Preta - Meio pesado
(Crédito: Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo)