Taboão da Serra, 24 de Junho de 2019

Centro de Referência de Educação Inclusiva é entregue para a população

CREIEMEBS Monteiro LobatoinclusãoDeficiênciaEducação, Ciência e Tecnologia

Atualizado em: 19/03/2019 12:03

A manhã do sábado, 16 de março, foi marcada por alegria, comemoração e reflexão em Taboão da Serra. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia entregou para a população o Centro de Referência de Educação Inclusiva (CREI). O equipamento funciona na Rua Elizabeta Lips, 113, Jardim Bontempo e tem como missão garantir a educação de qualidade para a pessoa com deficiência visando o pleno exercício de sua cidadania.

Diferente das demais inaugurações, a entrega do CREI contou com apresentação de dança, palestra motivacional, além de dois mestres de cerimônia sendo um deles o Prof. Josafa Ferreira da Costa que é deficiente visual e da aula no Centro de Apoio ao Deficiente Visual (CIADEV). A palestra ministrada por Luiz Eduardo Boudakian, que sofre de uma doença degenerativa, arrancou lágrimas de emoção e levou a plateia - repleta de pais, alunos e educadores - a pensar na aceitação de novas percepções e a quebra de paradigmas.

Já a apresentação de dança ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Bilíngue para Surdos (EMEBS Monteiro Lobato), que agitaram o público ao dançar a música “Let’s get it started”, do grupo The Black Eyed Peas. A EMEBS Monteiro Lobato funciona no mesmo prédio que o CREI e atende 45 crianças com deficiência auditiva, seja surdez ou baixa audição. Os alunos são alfabetizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, na perspectiva bilíngue, a língua portuguesa é a segunda língua ensinada.

Palestra motivacional de Luiz Eduardo Boudakian marcou inauguração do CREI, no Cemur.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, explicou o funcionamento do CREI. “O CREI está em funcionamento 2015 e já realizou mais de 10 mil atendimentos. No CREI contamos com uma equipe multidisciplinar que avalia e realiza acompanhamento dos alunos com deficiência, altas habilidades, transtornos e distúrbios de aprendizagem. Trabalhamos em rede para que assegurar que cada aluno, dentro de suas possibilidades, possa aprender e se desenvolver”, afirmou Prof. João Medeiros. O CREI também é responsável tanto pela formação e acompanhamento dos professores de alunos de inclusão, quanto do acolhimento das famílias destes estudantes.

Alunos da EMEBS Monteiro Lobato realizaram apresentação de dança.

Antes do novo prédio, o CREI dividia espaço com o CMHR Amor Perfeito, no Jardim Ouro Preto e a mudança de endereço foi estratégica. “Optamos por trazer tanto o CREI, quanto a EMEBS para a região central, dentre outras coisas, para facilitar o acesso à população. Além disto, o novo prédio possui acessibilidade completa, com rampa e elevador, o que permite a locomoção e atendimento digno de todos”, explicou Prof. João Medeiros.

Participaram da inauguração o vice-prefeito Laércio Lopes, os vereadores Cido, Priscila Sampaio, Johnatan 90, Rita de Cássia e Dr. Ronaldo Onishi, além dos secretários municipais Daniel Bogalho (Manutenção), Arlete Silva (Assistência Social), Wanderley Bressan e André Ribas (Cultura), Sandra Pereira (Habitação), Daniel Borges (Comunicação) e Mi Quirino (adjunta de Planejamento).

Serviço:
CREI e EMEBS Monteiro Lobato