Taboão da Serra, 11 de Dezembro de 2018 - 27° C

Com dedicação e profissionalismo, alunos da Escola de Gastronomia concluem cursos

desafios gastronômicosescola municipal de gastronomiacursosDes. Econ. Trabalho e Renda

Atualizado em: 12/04/2018 12:04

“Através dos cursos que são oferecidos na Escola de Gastronomia nós podemos ter uma renda melhor. Só tenho a agradecer à Prefeitura pela iniciativa. São cursos que ajudam, principalmente, aqueles que mais precisam. Os ensinamentos que tive durante as aulas estão sendo muito importantes para eu agregar no local onde trabalho”.

Depoimentos como este, da aluna do curso de Confeitaria, Marilene Pereira, demonstrando satisfação com os cursos oferecidos pela Prefeitura de Taboão da Serra, são recorrentes ao término das aulas. E é na prática que se evidencia a dedicação e profissionalismo dos alunos, com a realização dos tradicionais Desafios Gastronômicos. Em março, no dia 29, e em abril, nos dias 2, 3, 4, 5 e 9, foi a vez dos alunos de Confeitaria Básica, Cozinha Internacional e Confeitaria participarem da iniciativa.

Alunas do curso de Confeitaria apresentam suas produções para o Desafio

Os desafios reuniram os participantes dos cursos em grupos. Deste modo, eles elaboraram diversos tipos de receitas que, por sua vez, foram avaliadas por uma banca formada por professores da Escola e convidados, tudo com a supervisão e orientação dos professores Miguel Maciel e Bráulio da Silva. Os quesitos avaliativos foram, entre outros, a técnica de preparo, estratégia de venda, interação do grupo, sabor e apresentação do prato.

A culinária brasileira foi muito bem representada no Desafio de Cozinha Internacional

Convidados, professores e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Laura Neves, aferiram os trabalhos e, de um modo geral, os consideraram excelentes. “Os desafios são os momentos de os participantes colocarem em prática tudo aquilo que absorveram nos cursos. E o que nós verificamos foi o alto nível da qualidade das receitas. E além da técnica de preparo, há também uma preocupação nossa em mostrar aos alunos como eles podem empreender e montar o próprio negócio. Foi pensando nisso que está inserida nos cursos a palestra do Sebrae”, destaca Laura.

Professor Braulio dá orientações aos alunos durante as preparações para o Desafio

Com muito capricho também nas decorações, os desafios de Cozinha Básica, Regional e Internacional, apresentaram às bancas de jurados receitas de pratos típicos de vários países, tais como da cozinha portuguesa, brasileira, árabe, francesa japonesa, italiana e mexicana. Tudo com entradas, pratos principais e sobremesas.

O êxito dos alunos de Confeitaria também ficou claro. As produções foram, por exemplo, de bolos próprios para casamento como também aqueles vendidos por pedaços, em estabelecimentos comerciais. Em várias das receitas, os convidados destacaram a maestria dos alunos. Outro elogio feito aos participantes foi sobre o cálculo correto da margem de lucro que eles teriam com as produções, levando em conta os gastos com ingredientes, aluguel, mão de obra, entre outros.

Os munícipes interessados em se inscrever em turmas futuras devem ser maiores de 18 anos e procurar a Escola ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome. A Escola oferece cursos gratuitos nas áreas de Eventos, Bares e Restaurantes, Hotelaria, Gastronomia e Línguas Estrangeiras. Para os cursos de idiomas a idade mínima é de 16 anos.

Veja mais fotos dos Desafios!

Escola Municipal de Gastronomia

Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo