carregando...


Taboão da Serra, 14 de Dezembro de 2017 - 16° C

Concurso elegeu Rainha, Princesa e Miss Simpatia da Beleza Negra 2017

concursoBeleza Negra 2017CEPIRIgualdade RacialConsciência Negra

Atualizado em: 17/11/2017 14:11

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) junto com a Secretaria de Cultura e Turismo, realizou na noite da última quarta-feira, 15, o concurso Miss Beleza Negra 2017, no Cemur. As candidatas foram eleitas a três cargos: rainha, princesa e miss simpatia. A Miss Simpatia foi escolhida pelas próprias candidatas do concurso.


Segundo o coordenador da Igualdade Racial, Antônio Carlos Sousa Santos, o intuito do evento é a questão cultural e a miscigenação afro-brasileira. “O concurso serve para quebrar o preconceito. Temos por obrigação dar a nossa cara, provar que somos raça e merecemos respeito. Não podemos deixar que nada tire nossa autoestima, dignidade e cidadania, como brasileiros que somos”, disse.


O evento, que tem por objetivo evidenciar a beleza da mulher negra, contou com 10 participantes e consagrou Ana Flávia Pereira, como a mais nova Miss Afro da cidade. O posto de 1ª Princesa ficou com Bruna Gabrielle de Moura e o prêmio Miss Simpatia foi entregue a Flaviana Alves.


A rainha eleita representará a comunidade negra em todos os eventos sociais no município. Participaram do concurso as candidatas Valéria Santos, Carla Santos, Kelly Gomes, Jessua Pires, Geisa Santana, Valéria Marques e Sumaia Regina.


O concurso foi realizado em uma única fase, na qual as candidatas foram avaliadas pelos jurados nos quesitos elegância e porte no desfile, harmonia na passarela durante toda a participação no evento, simpatia e desembaraço na comunicação. Elas desfilaram em três diferentes trajes e foram julgadas por profissionais e pessoas ligadas à cultura afro no município.


A rainha da Beleza Negra 2017, Ana Flávia Pereira, elogiou o evento e ressaltou a importância do concurso “Espero que o concurso não pare e tenha outros nos anos seguintes. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e dizer que estou muito feliz, além de poder representar a comunidade negra em todos os eventos sociais da cidade”, comentou.


A Princesa ganhará o direito de substituir a Rainha 2017 em caso de quebra de contrato ou qualquer outro problema que a impossibilite de cumprir os compromissos. A mesa de jurados foi composta pela professora de Zumba, Michele Oliver, o cabelereiro Valdir Almeida Machado, a musa do Brasileirão 2017 Sarah Lucci, a maquiadora Vandica Maria Rodrigue e a publicitária Ângela Paula Lima Coelho.


A musa do Campeonato Brasileiro 2017, Sarah Lucci, abriu o desfile. Durante o evento, teve uma feira de artesanato, cosmética afro, workshop de danças, apresentação de capoeira, comidas típicas e uma apresentação musical do grupo Musicalia.
 

Confira mais fotos do concurso: