Taboão da Serra, 12 de Dezembro de 2019

Conheça a programação da Semana da Consciência Negra

Consciência NegraprogramaçãoconscientizaçãoSecretarias

Atualizado em: 18/11/2019 15:11

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) divulga o calendário das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.  Durante a semana as ações e eventos para promover o conhecimento e respeito pela cultura negra serão intensificados, com programação vasta e gratuita.

Segundo secretário de Cultura, Wanderley Bressan, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas no município. “Montamos uma programação com bailes, palestras, feira e muita música, com os coletivos da cidade, para falar sobre a importância do feriado do dia 20 de novembro, o dia da Consciência Negra. A ação visa combater o racismo e garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, falou.

No dia 19 de novembro, a semana da Consciência Negra se inicia com a festa da Consciência Negra, a partir das 20h, no Cemur. As atrações serão os cantores Fhernnando Rhamos e Sambarapsoul, interpretando sucessos de Emílio Santiago e Tim Maia, dois ícones negros da música popular brasileira, além do DJ Keridão e a rapaziada Negro é lindo, comandando um baile nostalgia.

No mesmo dia, acontece a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Cantor Fhernnando Rhamos é uma das atrações do Baile da Consciência Negra que acontece em 19/11, às 20h, no Cemur.

O segundo dia do evento, 20 de novembro, a partir das 19h, terá uma missa da Consciência Negra, no Santuário Santa Terezinha. A missa é organizada pela pastoral afro brasileira da igreja. A solenidade será um momento de reflexão, partilha e alegria.

No terceiro dia do evento, 21 de novembro, acontecem o seminário Trançando Vidas e Aulas de Dança Afro, das 8h às 17h, no Cemur. Durante os eventos, terá mesas de debates durante todo dia, onde serão discutidas questões sobre o racismo e o orgulho Afro-Brasileiro.

O coordenador da Igualdade Racial de Taboão da Serra, Clayton Luiz, ressaltou que a promoção desta data é algo primordial, como ação para combater o racismo, além da conscientização e valorização da cultura afro no Brasil. “Nossa ideia é sempre fortalecer o empoderamento da raça negra no município, em não lembrar do negro apenas em novembro, durante o feriado. Por isso, montamos uma programação especial para trazer mais informação, cultura e entretenimento para a população”, disse.

Semana da Consciência Negra terá feira, entrega de medalha, missa e muita música.

No penúltimo dia de atividades, 22 de novembro, será realizado o Samba Rock Fest, a partir das 21h, no Cemur. As atrações serão o grupo Quem de Nós, equipe Chama no Swing, além dos DJs voluntários Pork’s, Glauco, mestre Ataliba e Luciano. O evento é para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço à cultura da periferia.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 24 de novembro, acontece a feira TaboAfro, com grande participação dos grupos artísticos da cidade, com clima de descontração e interação com o público, a partir das 11h, no Parque das Hortênsias. O evento terá apresentações de música, arte, dança, gastronomia, moda e barracas literárias.

Semana da Consciência Negra
19/11, às 20h – Festa da Consciência Negra no Cemur
19/11, das 19h – Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores
20/11, às 19h – Missa da Consciência Negra no Santuário Santa Terezinha
21/11, das 8h às 17h – Seminário Trançando Vidas e Aulas de dança Afro no Cemur
22/11, às 21h – Samba Rock Fest no Cemur
24/11, das 11h- TaboAfro no Parque das Hortênsias

SERVIÇO:
Cemur - Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo.
Parque das Hortênsias - Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
Câmara de Vereadores - Estrada de São Francisco, 2013, Jardim Helena.