carregando...


Taboão da Serra, 18 de Agosto de 2018 - 14° C

Coordenadorias participam da capacitação dos novos GCMs

CoordenadoriasDiversidade SexualIgualdade RacialDireitos da MulherSegurança e Defesa Social

Atualizado em: 25/08/2017 11:08

As Coordenadorias de Promoção de Igualdade Racial, de Diversidade Sexual e dos Direitos da Mulher, participaram da capacitação da nova turma de 29 agentes que estão prestes a compor a corporação da Guarda Civil Municipal (GCMs), que hoje conta com 211 guardas.


Essa é a quarta turma de GCMs que a Secretaria de Segurança Publica forma, e, cada coordenadoria teve o papel de capacitar os agentes no combate ao racismo, a discriminação racial e sexual, a homofobia e sobre a Lei Maria da Penha.


De acordo com o coordenador Especial de Promoção da Igualdade Racial, Antonio Souza Santos, “a palestra foi voltada para que os novos agentes possam conhecer as políticas públicas, em especial as do município, voltadas para uma reflexão sobre o combate ao racismo e a intolerância religiosa e a saúde da população negra”.


O tema sobre LGBTFobia e TransFobia foi abordado pelo coordenador da Diversidade Sexual, Márcio Carneiro. “São temas importantes levados ao conhecimento desses novos agentes para que eles possam saber como lidar, embasados dentro da lei, quando se depararem com tal situação envolvendo um atendimento voltado ao LGBTs”, disse Márcio.

 

Políticas públicas de combate ao racismo e a intolerância religiosa nortearam palestra da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial


A Lei Maria da Penha foi tema da Coordenadoria dos Direitos da Mulher. “É importante que os novos guardas saibam que existe em Taboão uma ‘Rede de Proteção à Mulher’ em situação de violência e como eles devem agir ao atenderem uma ocorrência desse tipo. É importante que eles saibam para onde encaminhar  e qual o atendimento elas terão naquele equipamento”, explicou à coordenadora Dra. Sueli Amoedo.


O curso
O curso teve início na primeira quinzena de julho e o treinamento inclui aulas de ordem unida, disciplina e hierarquia, direito constitucional, penal e direitos humanos, técnicas operacionais, controle de distúrbios civis, armamento e técnicas de uso progressivo da força. “Toda capacitação foi regida pela Matriz Curricular Nacional para Guardas Municipais elaborado com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/Brasil”, explicou a coordenadora do curso, Sandra Fidelis.


Mais segurança
Os investimentos da prefeitura na área de Segurança não param por aí. Além da aquisição de novos coletes balísticos os guardas ainda contam com novos uniformes, 14 novas viaturas e seis novas motocicletas para a ROMUCAM (Rondas Municipais com Apoio de Motocicletas), seis novas bases móveis nos bairros Jardim Salete, São Judas, CSU, Parque Marabá, Jardim Leme e Pazzini, e duas bases fixas Jardim São Judas e outra no Jardim São Paulo, a criação do ROMU (Ronda Ostensivas Municipais) e aquisição de sete novos decibelímetros para medir a intensidade de sons e ruídos.
 

A Secretaria de Segurança ainda restaurou as câmeras de segurança e criou um Centro de Gerenciamento de Crise. Além da Lei 2173/2013, também conhecida como “Pancadão, Não!”, a pasta instituiu a lei contra o descarte irregular de lixo. A Secretaria criou ainda o Plano Especial de Aposentadoria para os agentes da corporação e abriu concurso público para Progressão Vertical no Plano de Carreira.


Serviço
Guarda Civil Municipal (GCM)
Rua Adolfino de Arruda Castanho, nº 113/117 - Jd. Bontempo.
Telefone: 4787-0321 ou no 153