carregando...


Taboão da Serra, 07 de Agosto de 2020

ATUALIZAÇÕES CORONAVÍRUS (COVID-19)

coronavíruscovid-19Saúde

Atualizado em: 21/03/2020 07:03

21 de março de 2020

Foi decretado em Estado de Calamidade Pública em Taboão da Serra que proibe o funcionamento de todo o comércio e prestação de serviço na cidade. A medida passa a valer a partir das 19h deste sábado, 21 de março. Os comércios que não obedecerem às determinações sofrerão as penalidades legais e poderão ter a cassação do alvará de funcionamento.

Está permitido apenas o funcionamento dos seguintes estabelecimentos: Mercados, Fármácias, Feiras Livres, Padarias, Lanchonetes, Restaurantes, Lojas de conveniência, Lojas que vendem comida para animal, Postos de combustível e Serviços de entrega. 

Os estalecimentos citados poderão funcionar desde que não permitam a aglomeração de pessoas e que disponibilizem proteção aos seus funcionários e clientes, usando o álcool em gel e fazendo uma limpeza apurada.

A Prefeitura de Taboão da Serra acompanha minuto a minuto a evolução do quadro da pandemia e reitera que não há motivo para pânico. É momento de todos terem cuidados redobrados com cada um de nós, e com todos, por isto relembra é necessário manter o distanciamento social e é preciso ficar em casa.
 

20 de março de 2020

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

Diante do avanço do novo Coronavírus (COVID-19) no Brasil em especial no Estado de São Paulo.
Considerando as orientações do Ministério da Saúde, a Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, a Portaria MS nº 356 de 11 de março de 2020, além do Decreto Municipal nº 64 de 16 de março de 2020, todos com a função de mitigar os possíveis danos causados a saúde pública pelo COVID-19.
Considerando a necessidade e o nosso dever de adoção de medidas preventivas, RECOMENDA-SE a suspensão das atividades nos espaços coletivos dos Condomínios de
apartamentos, como academias, salões de festas, churrasqueiras, parquinhos, brinquedotecas, sala de jogos e piscinas, por tempo indeterminado.


Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, 20 de março de 2020.

18 de março de 2020

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

Diante do avanço do novo Corona Vírus (COVID-19) no Brasil em especial no Estado de São Paulo.
Considerando as orientações do Ministério da Saúde, a Lei Federal nº 13.979 de 6 de fevereiro de 2020, a Portaria MS nº 356 de 11 de março de 2020, além do Decreto Municipal nº 64 de 16 de março de 2020, todos com a função de mitigar os possíveis danos causados  a saúde pública pelo COVID-19.
Considerando a necessidade e o nosso dever de adoção de medidas preventivas, RECOMENDA-SE a suspensão das atividades de bares, restaurantes, casas de show, salões de festas, bufês, academias de ginástica e todas outras atividades que envolvam aglomeração de qualquer numero de pessoas, por tempo indeterminado.

Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, 18 de março de 2020.
 

16 de março de 2020

A Prefeitura de Taboão da Serra inicia nesta segunda-feira, 16 de março, a suspensão por pelo menos 15 dias de algumas atividades. A medida segue as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde e tem como objetivo evitar a propagação do coronavírus (COVID-19). A suspensão ocorre de forma preventiva, uma vez que neste momento não há casos suspeitos ou confirmados da doença em Taboão da Serra.

Na segunda-feira (16) foi assinado o decreto de Situação de Emergência em Saúde, que estabelece as medidas de enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus. Dentre as determinações estão a realização compulsória de exames médicos, testes laboratoriais, vacinações e tratamentos médicos específicos.  O Decreto nº 59/2020 foi publicado na edição 899 da Imprensa Oficial do Município.


Na mesma data, ocorreu uma reunião entre o prefeito, secretários municipais e o comitê da equipe técnica da Secretaria de Saúde que monitora a situação do coronavírus no País e o mundo e foram tomadas as seguintes decisões:

  • Suspensão por 15 dias das aulas nas escolas municipais, a partir do dia 23 de março, e recomendação para que escolas e faculdades particulares façam o mesmo;

  •  Suspensão imediata das atividades das escolas profissionalizantes (Escola Municipal de Gastronomia, Escola de Estética Animal, Escola de Moda, Beleza e Estética - Lado a Lado Saporito e Escola de Construção Civil);

  • Também estão suspensos os cursos e oficinas oferecidos pela Secretaria de Cultura e Turismo, bem como atividades esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer, além das ações coletivas da Secretaria de Assistência Social e Cidadania;

  • Suspenção de eventos em locais públicos, em que haja aglomeração de pessoas. A recomendação é que a iniciativa privada faça o mesmo;

  • Determinação para a empresa que presta transporte público na cidade para que faça a limpeza e higienização dos veículos entre as viagens.


O QUE É CORONAVÍRUS?
O Coronavírus (COVID-19) é uma doença similar a uma gripe. O quadro pode variar de leve a moderado, mas alguns casos podem se agravar, principalmente em idosos e pessoas com doenças crônicas. além de ser similar a uma gripe, o COVID-19 também é uma virose que acomete as pessoas ao mesmo tempo que outras doenças respiratórias comuns. Por isto, a prefeitura solicita que a população haja com responsabilidade.


PRINCIPAIS SINTOMAS

  • Febre;

  • Tosse;

  • Dificuldades para respirar;

ATENÇÃO: Procure os serviços de saúde, em especial pronto socorros, apenas se apresenta dificuldades respiratórias ou se avaliar de extrema necessidade. 

 

COMO É TRANSMITIDO:
A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra, por meio do ar, do contato seja físico entre pessoas ou com objetos e superfícies contaminadas.

  • PELO AR: através de gotículas de saliva; espirros; catarro; tosse.

  • POR CONTATO: Toque ou aperto de mãos; beijo; abraço.

  • OBJETOS OU SUPERFÍCIES CONTAMINADAS: Objetos de uso pessoal, como copos, pratos, talheres; apoio de transportes públicos; celular; maçanetas; teclado e mouse; interruptores.


COMO POSSO ME PROTEGER E PROTEGER OS OUTROS?

  • Lave as mãos com frequência usando água e sabão, enxugue com papel toalha e jogue no lixo. Higienize as mãos com álcool em gel.

  • Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com um lenço descartável ou o braço, nunca utilize as mãos.

  • Se estiver doente, evite contato físico com outras pessoas e fique em casa até melhorar.

  • Evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas. Ao tocar, lave sempre as mãos com água e sabão.

  • Não compartilhe objetos de uso pessoal como toalhas, talheres, pratos e copos.

  • Evite aglomerações e mantenha os ambientes ventilados.

  • Não saia de casa sem necessidade.

 

É MOMENTO DE ATENÇÃO E RESPONSABILIDADE
A infecção por coronavírus (COVID-19) é uma doença de baixa letalidade. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 80% dos casos são leves.
Informação e lavar as mãos são as melhores formas de prevenção. 
Evite que mentiras sobre o coronavírus se espalhem. Confirme em sites e fontes oficiais se as mensagens são verdadeiras antes de repassá-las.