carregando...


Taboão da Serra, 11 de Dezembro de 2018 - 28° C

Dedicação e qualidade de trabalhos marcam encerramento de cursos na Escola Municipal de Gastronomia

desafios gastronômicossecretaria de desenvolvimento econômicotrabalho e rendaescola municipal de gastronomiacursos

Atualizado em: 08/08/2018 15:08

Com o término de mais turmas neste segundo semestre, a Escola Municipal de Gastronomia continua cumprindo uma missão importante: a de preparar seus alunos para que sejam profissionais de excelência no mercado de trabalho. E para finalizar os cursos, a escola promove os desafios, que são as atividades finais em que os alunos de vários cursos mostram todo o aprendizado das aulas.


No dia 2 de agosto, por exemplo, foi à vez dos alunos do curso de Cozinha Internacional apresentarem para os jurados seu talento no desafio. Na banca, foram convidados os secretários municipais Wanderley Bressan (Cultura), Dra. Raquel Zaicaner (Saúde), Dra. Sueli Amoedo (Coordenadora dos Direitos da Mulher), Marcio Cansian do Jornal Atual e Iara Rodrigues. A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Neves, e o professor Braulio da Silva também compuseram o júri.


Divididos em quatro grupos, a turma da noite apresentou culinária japonesa, brasileira, italiana e espanhola. Entre os itens que a banca avaliou, por exemplo, foram o sabor, criatividade da receita, estratégia de venda e o cálculo de preço e custo das receitas.


O grupo 1, da culinária japonesa, preparou como entrada um sashimi de salmão e um ceviche oriental. Para o prato principal, salmão grelhado e acompanhamentos. A sobremesa foi o Kori Zeri, que tem como base o café, e o Harumaki de morango. Um ponto muito elogiado pela bancada foi o fato de que o grupo trouxe uma contextualização entre a tradição nipônica e Taboão da Serra, ao homenagear a família Takeuti, que possui muita importância na história da cidade.

 

Grupo que apresentou receitas da culinária nipônica empatou na 1ª colocação com o grupo da cozinha espanhola


O Brasil também esteve representado à ocasião. O grupo 2 preparou, como entrada, um escondidinho de carne seca, como prato principal um baião de dois e para a sobremesa um pudim de tapioca com coco.


Pela culinária italiana, o grupo 3 preparou como entrada uma brusqueta de legumes, como prato principal um risoto de presunto e bife à parmegiana e para a sobremesa, uma palha italiana.

 

Para representar a culinária espanhola, o grupo 4 apresentou na entrada um gaspacho e um puchero, para o prato principal uma paella valenciana, e para sobremesa um leche frito.

 

Mediante a um alto nível dos trabalhos, os jurados tiveram a difícil tarefa de chegar a uma decisão: 1º lugar: empate entre cozinha japonesa e espanhola; 2º lugar: cozinha italiana; 3º lugar: cozinha brasileira.


A secretária de Desenvolvimento Econômico, Laura Neves, explicou a importância da iniciativa. “O trabalho em conjunto, a dedicação e excelência dos trabalhos nos motiva, pois mostra que eles estão aprendendo aquilo que o mercado de trabalho exige”, disse. “O desafio é o momento de os alunos ouvirem as sugestões dos jurados, pois são opiniões valiosas, tanto do ponto de vista do consumidor, quanto dos especialistas. Agradeço a todos os jurados por contribuírem para a formação de grandes profissionais”, completou Laura.


Os munícipes interessados em se inscrever em turmas futuras devem ser maiores de 18 anos, e procurar a Escola ou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, apresentando cópias do RG, CPF e comprovante de residência no próprio nome. A Escola oferece cursos gratuitos nas áreas de Eventos, Bares e Restaurantes, Hotelaria, Gastronomia e Línguas Estrangeiras. Para os cursos de Informática Básica, Idiomas e Maquiagem, munícipes com idade a partir dos 16 anos podem se inscrever.

 

SERVIÇO
Escola de Gastronomia
Rua Joaquim Faustino de Camargo, 108 – Jardim São Paulo
Telefone: (11) 4787-3764 / (11)4787-3811

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda
Rua Cesário Dau, 535 – Jardim Maria Rosa
Telefone: (11)4788-7888

Facebook: facebook.com/secretariadesenvolvimentotaboao