Taboão da Serra, 18 de Dezembro de 2018 - 30° C

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado no Cemur

CMPDDia Nacional de Luta da Pessoa com DeficiênciadeficienteinclusãoAssistência Social e Cidadania

Atualizado em: 21/09/2018 14:09

A inclusão efetiva de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é um grande desafio tanto para empresas, quanto para o poder público. Pensado em romper paradigmas, o Conselho Municipal da Pessoa Deficiência (CMPD) de Taboão da Serra promoveu na quarta-feira, 19 de setembro, um encontro em comemoração ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. O evento realizado no Cemur teve como tema “Inclusão dá Trabalho?”.

À ocasião, atendidos pela prefeitura, familiares e profissionais de várias áreas, se reuniram para debater e acompanhar duas palestras. A primeira foi ministrada por Carlos Aparício Clemente, dirigente do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região e coordenador do Espaço da Cidadania e seus parceiros pela inclusão, que abordou “Quebra de Mitos e preconceitos que impedem a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho”. Já a segunda palestra foi conduzida pelo premiado cartunista e ilustrador Ricardo Ferraz, que tratou “Uma sociedade inclusiva é possível. Faça parte você também deste sonho!”.

A presidente do CMPD, Roberta Penteado Bigliere Pereira, afirmou estar emocionada e feliz por estar à frente do conselho neste biênio e destacou que sabe o quanto é importante a inclusão. “Sendo mãe de um deficiente, sei o quanto é importante dar cidadania para os nossos meninos”, disse. “A inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho exige mudanças em toda a sociedade. Por isto estamos aqui, para fomentar esta discussão e encontrar soluções práticas e possíveis de garantir ao deficiente o direito de trabalhar”, destacou.

Roberta Penteado Bigliere Pereira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, parabenizou o CMPD pelo brilhante trabalho desenvolvido na cidade e afirmou que todos podem contar com governo municipal. Também participou do encontro o coordenador Especial de Igualdade Racial, Antônio Carlos Sousa Santos.

Mais atividades
As comemorações ao Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência contaram com o lançamento da cartilha “Inclusão é Atitude! Qual é a Tua?”, ilustrada pelo cartunista Ricardo Ferraz e de coautoria do Espaço da Cidadania e seus parceiras pela inclusão. Houve apresentação de jovens e adultos atendidos pela Associação dos Deficientes Físicos de Taboão da Serra (ADT) e pelo Centro de Reabilitação Social (CRS) Renato Phillipe Hanai Mendes, além do sorteio de uma bicicleta.

Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência contou com apresentações e palestras.

No Cemur houve ainda: exposições dos cartuns temáticos de Ricardo Ferraz, de fotos da trajetória do Espaço da Cidadania, de trabalhos da rede e de coautores da cartilha; cadastro de empresas que contratam pessoas com deficiência; captação de currículos; stands da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra, do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), da faculdade Estácio – Polo EAD, além de stands de divulgação dos projetos Borboleta Azul, Coexistir e Integra Mais.

CONFIRA MAIS FOTOS: