carregando...


Taboão da Serra, 16 de Novembro de 2018 - 18° C

Evani Calado é campeã Regional Sudeste de Bocha Paralímpica

APTBochaEvani CaladoMarcelo de MarcoIgor Atos Marinho

Atualizado em: 31/10/2018 12:10

A paratleta taboanense, Evani Calado, da Associação Paradesportiva Para Todos (APT) que tem o apoio da Secretaria de Esportes e Lazer, foi campeã do Campeonato Regional Sudeste de Bocha. A competição foi organizada pela Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE) e realizada no SESI de Suzano, entre os dias 25 a 27 de outubro.


O evento contou com a participação de 81 atletas de 16 clubes. Na classe BC1, Guilherme Moraes confirmou a boa fase e presença constante nas convocações da seleção brasileira e ficou com o ouro. Já na classe BC2, Maciel Santos confirmou seu favoritismo e conquistou seu 14º título na competição.


A classe BC3 foi pura emoção, com os três medalhistas de ouro do Rio 2016 disputando as semifinais, as mulheres avançaram pra final e Evani Calado conquistou o ouro. Na classe BC4, Dirceu Pinto e Fábio Dorneles, colegas de clube, fizeram a final, reeditando um duelo antigo entre os dois. Fábio levou a melhor ficando com o ouro.


A Bocha é uma modalidade que abre portas para pessoas com grau severo de comprometimento motor e/ou múltiplo e está em mais de 50 países em todo o mundo. Ela pode ser jogada individualmente, em duplas ou em equipes, e é mista – homens e mulheres competem juntos e igualmente.

 

Evani Calado sagrou-se campeã Regional Sudeste de Bocha Paralímpica. (Crédito: ANDE)


A APT é conhecida por disputar a Bocha adaptada que é uma modalidade paralímpica, que possui quatro categorias, que recebem os nomes de BC1, BC2, BC3 e BC4. Na classe BC3, o atleta conta com o auxilio da caleira que ajuda o competidor através de um dispositivo para movimentar a bola. Este ano, a equipe taboanense disputou competições de natação e petra, para atletas com paralisia cerebral.
 

Associação Paradesportiva Para Todos (APT) ficou em terceiro lugar na classificação geral do campeonato. (Crédito: ANDE)

 

CONFIRA MAIS FOTOS:

CRÉDITO: ANDE - Associação Nacional de Desporto para Deficientes