carregando...


Taboão da Serra, 17 de Novembro de 2018 - 16° C

1º Caldo Literário agita EMEF Profa. Maria Alice Borges Ghion

EMEF Prof. Maria Alice Borges GhionCaldo LIteráriomaquetesConhecendo Minha CidadeEducação, Ciência e Tecnologia

Atualizado em: 03/09/2018 08:09

A EMEF Profa. Maria Alice Borges Ghion realizou no sábado, 25 de agosto, a primeira edição do Caldo Literário. O evento reuniu alunos, pais e professores que puderam acompanhar apresentações culturais, se deliciar e se aquecer com caldos saborosos, além de votar nas cinco melhores maquetes do projeto Conhecendo Minha Cidade.


Uma das participantes foi Ana Maria Vieira da Silva, mãe de Alex Vieira de Souza, aluno 3ºA. A moradora do Parque Pinheiros afirmou que sempre comparece aos eventos promovidos pela escola e elogiou a iniciativa. “É um incentivo maravilhoso para as nossas crianças. Uma oportunidade grande para a gente poder conhecer melhor tanto o corpo docente, quanto o diretor e ver que trabalham muito bem com as crianças. Eu adoro vir”, afirmou.


À ocasião, alunos do 1º ao 5º ano realizaram diversas apresentações, como a declamação de poesias e poemas, como “O Pequeno Príncipe Preto”, de Marcelo Serralva. As crianças também deram vida e novo significado à poesia “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, a qual foi transformada em funk.


À frente da escola a pouco mais de três meses, Álvaro Vicente de Sousa Neto, afirmou que o Caldo Literário surgiu para unir o prazer da leitura ao período do inverno. O diretor afirmou ainda que escola atende hoje 1214 alunos, sendo 16 salas, em dois períodos (manhã e tarde), além de duas salas de Educação para Jovens e Adultos (EJA) à noite. “Estar à frente de tudo isto tem sido uma honra, um prazer. Ver os pais aqui é muito importante porque a gente precisa desta participação. Escola e família tem que falar a mesma língua e quem ganha são as crianças”, finalizou.


Conhecendo Minha Cidade
Desenvolvido na EMEF Profa. Maria Alice Borges Ghion, o projeto “Conhecendo Minha Cidade” é um desdobramento do livro histórico “Taboão da Serra: Profundas Raízes”, lançado há um ano pela Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia. Através do projeto, os alunos aprendem a valorizar o município de Taboão da Serra, suas origens e sua história.

 

Comunidade votou e elegeu as cinco melhores maquetes do projeto Conhecendo Minha Cidade.


Recentemente, os alunos dos quartos e quintos anos visitaram cinco pontos turísticos da cidade: o Morro do Cristo, a Praça do Samba, o Parque das Hortências, a Praça Nicola Vivilecchio e a divisa de Taboão da Serra com São Paulo. Após a visita, os alunos desenvolveram maquetes que foram avaliadas e votadas pela população durante o 1º Caldo Literário. As cinco melhores, sendo uma de cada ponto turístico, serão levadas e apresentadas em setembro no I Congresso ICLOC de Praticas na Sala de Aula, promovido pelo Instituto Cultural Lourenço Castanho, em Campinas.

 

SERVIÇO
EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion
Rua Helena Moraes de Oliveira, 596
Parque Pinheiros - 06767-390
(11) 4701-0722