Taboão da Serra, 17 de Outubro de 2017 - 26° C

Interação entre Sistema Único de Assistência Social e Judiciário foi tema de palestra

assistência socialcapacitaçãoSUASJudiciárioAssistência Social e Cidadania

Atualizado em: 21/09/2017 15:09

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra tem realizado diversas formações e capacitações para os servidores da pasta. Neste sentido, no dia 1 de setembro, funcionários da pasta participaram de uma palestra na TaboãoPrev que abordou a interface do Serviço Único de Assistência Social (SUAS) com o Sistema Judiciário.

A capacitação foi ministrada por Gracielle Feitosa de Loiola Cardoso, assistente social e Mestre em Serviço Social pela Pontifíca Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

À ocasião, Gracielle Cardoso apresentou a tese de mestrado defendida por ela, na qual teve como objetivo conhecer a trajetória de vida de famílias (mulheres) com filhos em situação de acolhimento institucional e as repercussões para o retorno ao convívio com seus filhos.

A jovem, que é ex-funcionária do CRAS Monte Alegre e hoje atua no Tribunal de Justiça em Vargem Grande Paulista, ouviu servidores e mulheres que tiveram seus filhos retirados do convívio familiar e levados para abrigos. Gracielle Cardoso também participou de audiência e pré-audiências concentradas e acompanhou o regresso (ou não) destes filhos para o seio familiar, considerando, inclusive, a maneira como estas famílias foram “retratadas” nos processos judiciais.

“Minha busca era realmente por compreender se as políticas públicas tem sido uma via de suporte para garantir a proteção às famílias, ou se o encaminhamento aos serviços virou apenas uma questão rotineira, não oferecendo uma segurança de respostas as desproteções vividas por estas famílias, mas, depois, sendo utilizadas para justificar a incapacidade delas de cuidar dos filhos, com discursos, por exemplo, do tipo ‘não aderência’”, afirmou a Mestre em Serviço Social.

Capacitação aconteceu em 1/9, no auditório da TaboãoPrev.

A palestra de Gracielle Cardoso teve a intenção de trazer uma “devolutiva” para o município, uma vez que algumas das personagens da tese vivem em Taboão da Serra e a assistente social teve o apoio da Secretaria de Assistência Social para realização do trabalho. Outra intenção do encontro foi a de provocar nos participantes uma reflexão quanto suas práticas adotadas quando estão produzindo relatórios e/ou laudos cerca das famílias acompanhadas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados em Assistência Social (CREAS).

A secretária de Assistência Social, Arlete Silva, agradeceu a devolutiva de Gracielle Cardoso e reforçou a importância das capacitações. “Todos nós da Assistência Social lidamos diariamente com situações delicadas e complexas, que exigem um olhar mais atento ao outro. Repensar nossas práticas é uma maneira oferecer um serviço público de qualidade, com equidade e respeito a todos os cidadãos”, declarou Arlete Silva.

Caso deseje mais informações, clique aqui e acesse a tese na integra.