carregando...


Taboão da Serra, 18 de Outubro de 2018 - 21° C

Jovens atendidos pela Assistência Social se apresentaram no Cemur

secretaria de assistência socialjovensCombate ao trabalho infantilAssistência Social e Cidadania

Atualizado em: 23/07/2018 15:07

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania realizou no Cemur as apresentações do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro reuniu jovens, familiares, servidores da pasta e autoridades, para apresentações de prevenção e combate ao trabalho infantil.

Na abertura do evento, o CRAS Monte Alegre, OSC Sementes do Amanhã e OSC Cepim, receberam a premiação do Concurso do Mascote do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Na escolha, foram usados os seguintes critérios: humanização do programa, criatividade, carisma e viabilização do projeto. Já a originalidade foi o critério utilizado para desempate.

A mascote vencedora foi “Petra”, feita pelo CRAS Monte Alegre. O segundo colocado foi o esquilo Peti, produzido por jovens atendidos pela OSC Sementes do Amanhã.  Já o terceiro lugar ficou com o urso produzido pela OSC Cepim. Os demais desenhos finalistas serão utilizados em um calendário produzido anualmente pela SAS.

Em seguida, as crianças e adolescentes atendidos pelo CRAS realizaram apresentações de dança, teatro, declamação de poesia, além de cordel e coral. No encerramento, os idosos atendidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa e SCFV, dançaram uma quadrilha de festa junina.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, elogiou as apresentações e os trabalhos desenvolvidos pelos servidores da pasta. “A participação destes jovens demonstra o empenho e seriedade com o qual o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é tratado. As apresentações estão lindas, dignas de muitos aplausos. Todos os estão funcionários estão de parabéns pelo brilhante trabalho que tem desempenhado com estas crianças e adolescentes”, comentou.

Participaram do evento a presidente da Câmara Municipal de Taboão da Serra, Joice Silva, a conselheira tutelar, Silvani Ferreira, Cristiano Vinicius Camilo, diretor da Ekmaro, Claudia Martins da Silva, articuladora do Peti, Erika Mascarenha Queiroz, articuladora do SCFV, e o coordenador da Promoção da Igualdade Racial, Antônio Carlos Sousa Santos.

Fortalecendo Vínculos
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Taboão da Serra atende 530 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O serviço, que é prestado em seis CRAS do município e em organizações parceiras da Prefeitura, oferece atividades culturais e esportivas no contra turno escolar. As ações visam fortalecer os vínculos familiares e sociais, promover socialização e protagonismo do território, desenvolver o sentimento de pertença e de identidade dos jovens, incentivar a participação comunitária, além da apropriação dos espaços públicos.

Confira a lista completa das apresentações:

  • Centro de Reabilitação Social Renato Phillipe Hanai Mendes – música-  “Aleluia
  • CEPIM- apresentação de Jazz                                                                                              
  • CRAS Monte Alegre- teatro mudo- “O mundo da criança’’
  • CRAS Pirajuçara- teatro -  “Todos contra o trabalho Infantil" e "Faça você também a diferença"
  • CRAS Saporito, CRAS Scândia, CRAS Trianon e CRAS Vila Sônia- dança-“Vem que vem”
  • CRAS Saporito, CRAS Scândia, CRAS Trianon e CRAS Vila Sônia- dança- “Pesadão”
  • Sal da Terra- canta- Sou Criança
  • CRAS Saporito- teatro e poema - Direito da Criança (Ruth Rocha)
  • Sementes do Amanhã – música- Criança não trabalha, Digdim
  • CRAS Scândia- teatro
  • CRAS Trianon- teatro- sobre o PETI
  • CCI Maria Rosa e idosos do SCFV- quadrilha de festa junina

 

Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara
(11) 4138-8040