carregando...


Taboão da Serra, 17 de Dezembro de 2017 - 24° C

Matematicando no Parque levou atividades lúdicas ao Parque das Hortências

EducaçãoMatematicando no ParquePArque das hortênciasEducação, Ciência e Tecnologia

Atualizado em: 29/09/2017 17:09

Pelo terceiro ano consecutivo, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra promoveu o “Matematicando no Parque”. O encontro, que já faz parte do calendário escolar, é marcado pela realização de atividades lúdicas, jogos de raciocínio lógico e matemático, além de apresentações de fanfarras. Todas as ações aconteceram no Parque das Hortências.


Diferente dos últimos dois anos, desta vez o Matematicandono Parquefoi no sábado, 23 de setembro, e reuniu centenas de pessoas, entre pais, familiares e amigos dos alunos da Rede Municipal de Ensino.Quem compareceu ao Parque das Hortênciasse encantou e pode participar de inúmeras atividades relacionadas às ciências exatas nos stands montados pelas escolas.


Uma das visitantes foi Raimunda Carvalho da Silva, que levou a filha Isabella de 5 anos, aluna da EMI Saci-Pererê. A moradora do Intercap, que trabalha com transporte escolar, ficou aprovou o fato do evento ter acontecido no sábado e ficou admirada com a quantidade de pessoas, escolas e de atividades. “Eu sempre soube que tinha, mas esta é a primeira que trago ela. Achei que seria apenas uma escola, cheguei aqui aquele monte de gente, de coisa. Em todas as banquinhas eles querem ficar, querem brincar, querem aprender, achei muito bom”, afirmou.


Já Diogo Almeida, pai do pequeno Miguel de 2 anos, elogiou a iniciativa. “Gostei bastante de ter vindo aqui, são várias atividades bacanas, ao mesmo tempo, e a gente percebe que não precisa de muita coisa para as crianças aprender e brincar. Com coisas simples eles aprender muito e ainda se divertem”, comentou.


Além de brincar e interagir com jogos clássicos como dama e xadrez, inclusive em tamanho aumentando, foi possível participar de novos jogos de tabuleiro, como o “Lobo e as Ovelhas”, apresentado pela EMEF Armando de Andrade. Parecido com o jogo de dama, o objetivo é fazer com que o lobo coma as frutinhas que estão atrás das ovelhas e, estas, por sua vez, não podem deixar o lobo passar. Outras escolas inovaram ainda mais realizando experimentos químicos, foi o caso da EMI Tio Barnabé, que realizou experimentos com balões e o chamado banho químico, usando gelo seco.


O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ressaltou a ideia do Matematicando no Parque é quebra tabus. “Nosso intuito, além de fazer com que a comunidade e a família participem da vida escolar dos alunos, é de mostrar que a matemática está em todos os lugares e é possível aprender brincando, se divertindo. Precisamos quebrar este tabu de que aprender matemática é para poucos. Aqui em Taboão da Serra ela está acessível e disponível para todos os alunos que querem aprender”, declarou.
 

CONFIRA ALGUMAS FOTOS DO ENCONTRO: