Taboão da Serra, 16 de Novembro de 2018 - 18° C

Moradores lotam Arena Multiuso para acompanhar Desfile Cívico

Desfile CívicoArena MultiusoEsportes e Lazer

Atualizado em: 13/09/2018 16:09

Milhares de taboanenses compareceram à Arena Multiuso “Avenir Fernandes” no dia 7 de Setembro, feriado da Independência, para acompanhar o Desfile Cívico. O evento, organizado pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Taboão da Serra, teve como tema “A evolução da Ciência e da Tecnologia” e contou com a participação de 47 escolas, além de convidados.

A abertura foi marcada por muita emoção. A arquibancada de pé aplaudiu e ovacionou os alunos da educação especial apresentaram a descoberta do fogo. O bloco foi formado por estudantes da Escola Municipal de Ensino Bilíngue para Surdos (EMEBS) Monteiro Lobato, do Centro de Integração e Apoio ao Deficiente Visual (CIADEV), além de jovens atendidos pelo Centro de Reabilitação Social (CRS) Jardim Vitória. Na sequência desfilou a Guarda Civil Municipal e a fanfarra do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Rosa.

Roberto de Moraes foi acompanhar o Desfile Cívico na Arena Multiuso pela primeira vez e aprovou. “Gostei muito. Daqui da arquibancada temos uma visão mais ampla do desfile e das escolas. Diferente de quando era na avenida que todos ficam amontoados”, disse. Já Iara Santana, moradora do Saint Moritz, foi a arena ver os primos desfilar e elogiou. “Adorei o desfile. As crianças estavam lindas, tudo muito colorido e encantador. As professoras e diretores de escola estão de parabéns”, afirmou.

Desfile Cívico de Sete de Setembro teve como tema “A evolução da Ciência e da Tecnologia”

Diferente dos demais anos, o bloco de convidados se apresentou antes dos alunos da Educação Infantil e da Educação Fundamental. Sem abordar de forma cronológica, as crianças da Educação Infantil apresentaram Grandes Marcos da Evolução da Ciência e da Tecnologia, como a EMI Mônica que levou para a Arena a invenção do avião ou a EMI Emília que apresentou a criação da fotografia.

As escolas de educação fundamental levaram para a Arena criações relacionadas a quatro grandes temas: Habitação, Medicina, Comunicação e Diversão. A EMEFEM Rui Barbosa, primeiro lugar do IDEB 2017 de Taboão (7.6 pontos), dentro do tema Diversão apresentou a evolução de Bonecos e Bonecas. Já a EMEF Oscar Ramos Arantes, segundo lugar no IDEB 2017 de Taboão (7.5 pontos) abordou, dentro do tema Habitação, o Urbanismo.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, relembrou que o Desfile Cívico é um projeto bem estruturado, em que as crianças aprendem em sala de aula sobre o tema e levam para a Arena um recorte do que aprenderam, parabenizou os servidores pelo empenho na realização do desfile e, principalmente, os alunos, pais e familiares que compareceram à Arena. “Diversas pesquisas indicam que quando a família participa da vida escolar, o desempenho das crianças é sempre melhor, até porque ninguém se torna bom aluno aos 15 anos. Parabéns as nossas crianças e também a todas as famílias que vieram aqui prestigiar os filhos, sobrinhos, etc”, finalizou Prof. João Medeiros.

Convidados
Participaram do desfile a Banda Racional Universo em Desencanto, o Grupo de Escoteiros de Taboão da Serra, a Associação Taboão da Serra de Kung Fu Garra de Águia, os Desbravadores de Taboão da Serra, a OSC Sementes do Amanhã, as equipes do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU), alunos dos cursos e oficinas da Secretaria de Cultura e Turismo, além do grupo de motociclistas Legionários de Aço.

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO: