Taboão da Serra, 13 de Novembro de 2019

Outubro Rosa: mês da campanha de prevenção ao câncer de mama

Outubro Rosacampanhaprevençãodetecçãocâncer de mama

Atualizado em: 14/10/2019 10:10

Outubro é o mês da Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama. Essa campanha realizada mundialmente tem a intenção de alertar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce da doença.

Campanhas são lançadas por todo o país e a Secretaria de Saúde de Taboão da Serra junto com a Coordenadoria dos Direitos da Mulher engajadas nessa luta abriram as atividades, no dia 03, no Cemur, com a palestra do Oncologista Anderson Mendes de Vasconcellos.

Na abertura do evento a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou que o mês de Outubro é para reforçar o exame de prevenção uma vez que as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e demais equipamentos da nossa pasta realizam periodicamente o autoexame. “O Outubro Rosa é uma campanha mundial para chamar atenção das mulheres sobre a doença. Quanto mais cedo for diagnosticado e ter acesso ao tratamento maior à chance de cura”, disse a secretária.

Dra. Raquel enfatizou ainda que “é importante ressaltar que não precisamos esperar o Outubro Rosa para iniciar o tratamento porque oferecemos condições para todas as pacientes dentro dos nossos equipamentos de saúde. O exame é a melhor forma de se evitar a doença”.

Dra. Raquel Zaicaner ressaltou que rede pública oferece exames para detecção precoce do câncer de mama.

Para a coordenadora dos Direitos da Mulher, Sueli Amoedo, “esse governo é comprometido com a causa por isso temos que fazer do Outubro Rosa uma bandeira no combate ao câncer de mama, e, para que isso tenha bons frutos precisamos todos os dias continuar oferecendo políticas públicas que visem o tratamento das mulheres atendidas nos nossos equipamentos”.

Dra. Sueli Amoedo destacou que é preciso continuar ofertando políticas públicas para o tratamento das moradoras

Parceiros do Outubro Rosa
Neyva Alencar, Gutemberg e Inocência Manoel (Empresa de Cosméticos INOAR), Rosy Rocha (Projeto Mechas de Amor), Cláudia Viana (Maquiagem), Flávia Rosa (Fotografia), Jéssica Flores (Florista), Escola Municipal de Bailado, Dança Cigana da Coordenadoria dos Direitos da Mulher e Michelle Oliver (Zumba).

Moradoras puderam ser maquiadas em stand de empresas parceiras.

Outubro Rosa
A campanha acontece com mais frequência no mês de outubro, mas as praticas e prevenções não devem ser realizadas apenas nesse mês. Sua marca registrada é um lenço, cor de rosa. A atividade física auxilia na prevenção de doenças como o câncer. A obesidade ou sobrepeso são grandes estimuladores de doenças degenerativas.

Comer de forma saudável, realizar atividade física frequentemente, consumir pouca bebida alcoólica, evitar terapia de reposição hormonal, não fumar, está no peso ideal e amamentar o seu bebê o maior tempo possível, ajuda as mulheres evitar o câncer de mama de forma precoce.

Abertura da campanha Outubro Rosa contou com apresentações artísticas, como a das alunas da Escola Municipal de Bailado.