carregando...


Taboão da Serra, 17 de Setembro de 2019

Palestra marca encerramento da Semana da Enfermagem

SaúdeencerramentopalestraSemana da EnfermagemSaúde

Atualizado em: 25/05/2017 16:05

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra promoveu na sexta-feira, 19 de maio, um encontro de encerramento em comemoração à Semana da Enfermagem, celebrada de 12 a 20 de maio.


O evento realizado no Cemur, contou com a presença de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, além dos diretores da Unidades Básicas de Saúde.


À ocasião, os participantes puderam acompanhar uma palestra ministrada pela Doutora em Enfermagem e professora da Universidade de São Paulo (USP Leste), Dora Mariela Salcedo Barrientos, que falou sobre “Enfermagem Linha de Frente – Transformando o Cuidado”.

 

 

 

Segundo a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, os cargos relacionados à área de enfermagem são maioria na pasta. “Hoje as equipes de enfermagem representam 60% da força de trabalho da Secretaria de Saúde. A participação destes profissionais no é primordialprocesso de cura dos pacientes, pois a enfermagem ajuda a cuidar e auxilia a pessoa a se reencontrar”, destacou Dra. Raquel Zaicaner.

 

Palestra foi ministrada pela docente da USP-Leste Dra. Dora Mariela Salcedo Barrientos

 

Quem compareceu ao Cemur também pode prestigiar duas apresentações de dança cigana feita pela equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Já por meio de banners que estavam expostos, foi possível conhecer um pouco dos projetos desenvolvidos na Secretaria de Saúde e cujas produções científicas foram apresentadas em Congressos.

 

Evento contou com participação de enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem e diretores de UBS.


Estiveram presenteso vice-prefeito Laércio Lopes, a enfermeira Alice Rainha que representou a Deputada Estadual Analice Fernandes, Rorinei Leal do Conselho Regional de Enfermagem do Estado de São Paulo (COREN-SP), Maria Caldeira presidente do Conselho Municipal de Saúde, o enfermeiro mestre Everton Froiz da Faculdade Anhanguera, Sirley Lopes representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, a coordenadora das equipes de Enfermagem de Taboão da Serra Licia Toni, além dos coordenadores da Diversidade Sexual e da Igualdade Racial, Márcio Carneiro e Sousa Santos, respectivamente.