Taboão da Serra, 03 de Abril de 2020

Palestras sobre “Mudanças de Hábitos de vida” atraem 165 servidores

Ciclo de palestrassaúde do servidordiabeteshipertensãoSaúde

Atualizado em: 23/05/2019 09:05

A Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) da Prefeitura de Taboão da Serra promoveu no final de abril a terceira edição do Ciclo de Palestras para a Saúde do Servidor. O encontro realizado no auditório do Senac contou com a participação de 165 funcionários públicos municipais.

À ocasião, foram realizadas três palestras, duas delas abordaram assuntos relacionados ao tema “Mudança de hábitos de vida” e uma sobre troca de atestados. O enfermeiro do trabalho Francisco Estênio Bastos da Silva, tratou sobre o Decreto Municipal nº 118/2011, que regulamenta a concessão de licenças médicas.

Dr. Júlio Pereira, médico do trabalho e coordenador da equipe de Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), falou sobre doenças cardiovasculares, fatores de risco e como prevenir. “Segundo o Ministério da Saúde, as doenças cardíacas causam 300 mil óbitos por ano só aqui no Brasil, pois isto a relevância do tema e porque devemos tratar os fatores de risco como hipertensão, obesidade, tabagismo, colesterol LDL elevado e HDL baixo, diabetes e estresse”, disse.

Da esquerda para direita os servidores e palestrantes Estênio Bastos, Dr. Felipe Moreira e Dr. Júlio Pereira.

O endocrinologista e médico do trabalho, Dr. Felipe Pazzini Moreira, abordou a diabetes e mudanças de estilo de vida. “De acordo com a Organização Mundial de Saúde, por ano, 73% das mortes no Brasil são causadas por doenças evitáveis e não transmissíveis, como o diabetes, hipertensão, doenças renais e respiratórias”, explica. “Por mais que seja difícil, é preciso dar o primeiro passo. Pequenos atos são suficientes para mudar a rotina. Se a gente não ousar a fazer determinadas atitudes, elas nunca irão se concretizar. Arrisquem, se proponham a fazer novas atividades. É preciso novos atos para mudar a rotina”, afirmou.

Servidores puderam tirar dúvidas sobre mudanças de hábitos de vida e troca de atestados.

Por onde começar?
•    Faça exame de autoconsciência: reflita e faça críticas construtivas aos hábitos;
•    Trace novas metas para atingir objetivos a partir das mudanças que são propostas;
•    Tenha hábitos saudáveis.
•    Coma comida de verdade;
•    Evite o consumo excessivo de carnes vermelhas, frituras, açúcares e alimentos industrializados;
•    Aumente o consumo de fibras;
•    Beba muita água;
•    Seja mais ativo e realize atividade física com constância;
•    Tenha bons relacionamentos;
•    Trabalhe duro;
•    Divirta-se bastante;
•    Tenha uma boa noite de sono;
•    Pratique o bem.

Serviço: