Taboão da Serra, 28 de Maio de 2020

Plataforma EducaOnline oferece atividades gratuitas para alunos de Taboão

EducaOnlineMind LabKhan AcademyEducação, Ciência e Tecnologia

Atualizado em: 01/04/2020 13:04

Os alunos das escolas municipais de Taboão da Serra contam com uma nova ferramenta para garantir uma rotina de estudos e atividades durante este período de quarentena, em que as aulas estão suspensas. A Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia em parceria com a empresa Planneta Educação lançou na sexta-feira, 27 de março, a plataforma “EducaOnline”, que traz conteúdos tanto para a Educação Infantil, quanto para o Ensino Fundamental. Todo o conteúdo é gratuito. Para acessar entre em www.educataboao.com.br/educa-online. Dúvidas sobre a utilização da plataforma podem ser sanadas pelo telefone 0800-721-9002 ou pelo site sac.educataboao.com.br. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto feriados.

Semanalmente serão disponibilizadas atividades pedagógicas, lúdicas e interativas e que estão alinhadas às Competências e Habilidades do Currículo municipal. Na plataforma, estão agregadas também propostas dos parceiros educacionais Mind Lab e Fundação Lemann, como os jogos de raciocínio do Programa Mente Inovadora e atividades de matemática da Khan Academy.

De acordo com o secretário de Educação, Prof. João Medeiros, o objetivo destas atividades é impulsionar o desenvolvimento dos alunos e fortalecer a integração familiar. “Neste momento que estamos em casa como forma de combate ao coronavírus, a plataforma EducaOnline será uma aliada dos alunos e de seus familiares, pois traz atividades lúdicas e interativas para serem feitas juntos e sem restrição de idade”, explica.

Plataforma EducaOnline oferece atividades para os alunos e cursos de formação para os professores.

Para a Educação Infantil são propostas atividades lúdicas, como brincadeiras, contação de histórias, cantigas de roda, desenhos e atividades manuais como dobraduras para que haja interação entre adultos e crianças. Para os alunos com 4 e 5 anos e para os que estão matriculados do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental, além de conteúdos propostos e elaborados pela Planneta Educação, são oferecidas atividades com jogos de raciocínio da Mind Lab para serem feitas em família. Para ambos não é preciso se cadastrar, basta acessar o EducaOnline.

Já a plataforma Khan Academy traz vídeo aulas, atividades e desafios de matemática, de ciência e engenharia, português, economia e até história da arte. Para conferir os conteúdos, é preciso se cadastrar gratuitamente na plataforma. As atividades podem ser acessadas pelo computador ou através do aplicativo “Khan Academy”, disponível para download gratuito na Google Play Store e na App Store - Apple.

Suspensão das Aulas
A Prefeitura de Taboão da Serra, seguindo as determinações do Governo de Estado de São Paulo, suspendeu, por tempo indeterminado, as aulas da rede municipal de ensino, como forma de evitar o avanço do coronavírus (COVID-19) na cidade. Durante o período quarenta não serão computadas faltas para os alunos da rede pública municipal e a reposição das aulas dependerá de recomendação do Ministério da Educação (MEC).

Desde o último dia 23 estão suspensas aulas e atividades escolares presenciais de todas as escolas da Rede Municipal de Ensino. Também foi feita a recomendação para que instituições particulares fizessem o mesmo. A suspensão ocorreu de forma gradual e de 16 a 20 de março as escolas funcionaram normalmente, mas como a recomendação de que os pais e familiares que pudessem ficar com as crianças em casa não as enviassem para a escola.