Taboão da Serra, 22 de Outubro de 2021

Prefeitura capacita Cooperzagati para segurança no trabalho

Des. Urb. Hab. e Meio Ambiente

Atualizado em: 17/09/2021 16:09

Oficina foi promovida pela Secretaria de Habitação e Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Gestão de Pessoas

A coleta seletiva é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável das cidades. Além de gerar renda, a destinação correta dos resíduos sólidos ainda contribuí com a preservação do Meio Ambiente. Para garantir que os cooperados da Cooperativa de Trabalho dos Agentes Ambientais de Taboão da Serra, a Cooperzagati, trabalhem com segurança, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente (SEHAB) de Taboão da Serra se uniu à Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) para realizar oficinas de capacitação.

A primeira oficina, dividida nos dias 8 e 15 de setembro, foi ministrada pela engenheira de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Taboão da Serra, Amanda Cristina Maschio, e teve duração de 6h. De forma didática, Amanda Maschio apresentou aos cooperados como desenvolver o trabalho de forma segura e visando a saúde.

A coordenadora de Educação Ambiental da SEHAB, Deyse Fabiana Brumatti, explicou com mais detalhes qual o intuito da capacitação. “A Cooperzagati está há 12 anos em Taboão da Serra desenvolvendo, em parceria com a Prefeitura, essa ação de coleta seletiva. O principal objetivo hoje do Departamento de Meio Ambiente junto com a Cooperativa é ampliar esse trabalho, seguindo todas as normas de segurança e todos os protocolos necessários. Por isso, resolvemos desenvolver cursos para os cooperados”, destacou

Oficina para cooperados da Cooperzagati aconteceu nos dias 8 e 15/09.

De acordo com o Departamento de Meio Ambiente, a Cooperzagati é responsável por 20% da coleta seletiva do município. O percentual equivale a cerca de 400 toneladas de resíduos que todo mês deixam de ir para o aterro sanitário e ganharam uma nova destinação. A Cooperzagati conta com 23 cooperados e gera uma renda mensal de aproximadamente R$1.200,00 para cada um.

A realização da oficina contou com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (SDE) que cedeu a Escola de Construção Civil para receber o encontro. Além do auxílio do Banco de Alimentos Municipal (Centro de Triagem de Alimentos), que doou frutas para o café da manhã dos cooperados.

Encontro ocorreu na Escola de Construção Civil

Além da coordenadora de Educação Ambiental Deyse Fabiana Brumatti, participaram do encontro a secretária de Desenvolvimento Econômico Adriana Barcellos e os técnicos da SEHAB Beatriz Paccas, Kelly Santos, Mauricio Micalli e Lucas Cunha.