Taboão da Serra, 20 de Maio de 2022

Prefeitura inaugura novas instalações do Centro de Referência de Saúde da Mulher

Atualizado em: 12/05/2022 16:05

Unidade iniciou atendimentos nesta quinta-feira, 12/05, na Rua Marechal Artur da Costa e Silva, 85, no Jardim Santo Onofre

A Prefeitura de Taboão da Serra entregou nesta quarta-feira, 11/05, as novas instalações do Centro de Referência de Saúde da Mulher. O prédio que abrigava o antigo Pronto Socorro Infantil (PSI), no Jardim Santo Onofre, foi reformado pelas Secretarias de Manutenção e de Obras e iniciou os atendimentos nesta quinta-feira, 12/05. O Centro de Referência de Saúde da Mulher está localizado na Rua Marechal Artur da Costa e Silva, 85, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Centro de Referência de Saúde da Mulher conta com oito salas, entre consultórios e sala para pequenas cirurgias. O local realiza atendimentos de ginecologia e obstetrícia, exames de colposcopia, mamografia, ultrassonografia, além de pequenas cirurgias, como remoção de pequenos nódulos das mamas, mastologia e vasectomia.

A reforma para instalação do Centro de Referência de Saúde da Mulher, no Jardim Santo Onofre, iniciou no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O prédio onde antes funcionava o PSI foi deixado pela empresa que administrava o espaço em situação lamentável. “Essa unidade estava inabitável, o telhado caindo, as duas salas que são de internação estavam desativadas porque não tinha telhado em cima”, comentou o secretário de Saúde José Alberto Tarifa.

O secretário de Saúde afirmou agradeceu a todos que colaboraram com a obra e afirmou que as taboanenses não estão desamparadas. “Hoje a palavra de ordem é gratidão. Agradeço a todos os secretários e vereadores que de uma forma ou de outra ajudaram na reconstrução dessa unidade. Também agradeço a todos os servidores e funcionários que fazem parte dessa reconstrução. Hoje as mulheres de Taboão não estão mais desamparadas, graças ao prefeito Aprígio, hoje elas tem um serviço de categoria, equipado, serviço altamente complexo em nosso município”, completou.

Já Dra. Dolores de Figueiredo, diretora técnica da Saúde, comentou que o dia era de alegria. “Demoramos um pouco, porque não tínhamos um local adequado, mas conseguimos, com grande esforço, abrir o Centro de Referência de Saúde da Mulher”, disse.

Além da inauguração do Centro de Referência de Saúde da Mulher, houve a entrega da chave da nova ambulância do município para o motorista do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (SAMU) Edson Rodrigues. O veículo foi doado pelo Governo do Estado na segunda-feira, 09/05, através do programa Nova Frota SP Não Para.