Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2019

Prefeitura lança segundo livro sobre a história de Taboão da Serra

EducaçãolançamentolivroProfundas Raízeshistória

Atualizado em: 24/08/2017 15:08

Um povo sem história é um povo sem memoria!

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, lançou na última terça-feira, dia 22 de agosto, o livro “Taboão da Serra: Profundas Raízes”, o segundo falando sobre a história da cidade com depoimentos, material fotográfico e parte das memórias.

De acordo com o secretário de Educação, professor João Medeiros, o lançamento deste livro é a finalização de um longo trabalho desenvolvido nos últimos três anos e teve a participação de vários profissionais da pasta. “O principal objetivo deste livro, além de preservar a memória que é fundamental para existirmos enquanto pessoas, cidadãos, é das crianças conhecerem a historia da cidade”, falou.

O evento realizado no Cemur teve a presença de alguns personagens do livro que fizeram parte e ajudaram a escrever as memórias, como os ex-secretários de Educação, os professores Antônio Carlos Fenólio e Said Jorge de Moraes, o poeta Sérgio Vaz, o maestro Edison Ferreira e o ex-vereador Paulo Félix. Fizeram parte do grupo de pesquisa a historiadora Maria Candida Delgado Reis e os servidores da prefeitura Marlene Maria das Neves Rodriguez Mesquita, Salvador Ribeiro Carvalho e Silvia Maria de Souza.

Durante o lançamento, alunos da EMEF Rui Barbosa fizeram uma apresentação com flauta doce, onde tocaram as músicas “Aleluia”, “Asa Branca” e a “Nona Sinfonia de Beethoven”. Os alunos da EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes com o coral regido pelo professor e maestro Heder Cardoso cantaram as músicas “Yonder Come Day”, “A Orquestra (Mozart)” e “Ode a Alegria”. O poeta Sérgio Vaz, recitou a poesia “Taboão, Suor e Lágrimas”, da obra “Literatura, Pão e Poesia”.

O secretário de Educação, Prof. João Medeiros, ao lado da historiadora Maria Candida Delgado Reis.

Para o poeta Sergio Vaz, há 23 anos na cidade, é uma honra poder contribuir e estar do lado de pessoas que fundaram, lutaram e lutam pelo município. “Através do meu poema quis fazer uma homenagem para Taboão da Serra, usando os nomes dos bairros, masculino e feminino, a cidade foi feita por homens e mulheres, e eu quis juntar e mostrar o que é forte no município que são os ritmos samba, rap e o reggae”, disse.

INVESTIMENTOS

A Secretaria de Educação, enquanto esteve sob o comando do Prof. João Medeiros, sempre investiu na preservação da história da cidade. Em 2001, elaborou o livro“Cenas da Cidade”, em preto e branco, um material didático com depoimentos de pessoas que contribuíram com o crescimento do município. Neste ano, lançou o livro “Taboão da Serra: Raízes Profundas”, com 170 páginas falando da história, parte das memórias, loteamentos, emancipação e material fotográfico. Há dois anos a Prefeitura lançou o site www.taboaohistoriaememoria.com.br, plataforma colaborativa onde os moradores podem mandar vídeos, fotos, acessar os registros e deixar depoimentos.

CONFIRA MAIS FOTOS O LANÇAMENTO: