Taboão da Serra, 18 de Agosto de 2018 - 14° C

Programa “Criança Feliz” é lançado em Taboão da Serra

lançamentoCriança FelizAssistência Social e Cidadania

Atualizado em: 30/10/2017 14:10

A Prefeitura de Taboão da Serra lançou, em âmbito municipal, o Programa Criança Feliz que tem como objetivos o desenvolvimento integral da criança na primeira infância e o fortalecimento de vínculos e do papel da família no cuidado e proteção.

O lançamento foi nesta quarta-feira, 25 de outubro, na Cáritas São Pedro Apóstolo.

À ocasião, estiveram presentes 60 famílias que se enquadram no perfil do programa e são moradoras da região do Saporito. O Criança Feliz consiste na realização de visitas domiciliares para acompanhamento e orientações às famílias que aderiram ao projeto.

A expectativa é que ao todo 600 famílias taboanenses sejam beneficiadas.

Além de receber o convite de adesão e ouvir explicações sobre o funcionamento do Criança Feliz, que foram passadas pelo coordenador do programa em Taboão da Serra, Pedro Soares, as famílias assistiram um trecho do documentário "O começo da vida", da cineasta Estela Renner, o qual apresenta a importância do papel do visitador no incentivo às famílias para o desenvolvimento das crianças.

Pedro Soares, coordenador do Criança Feliz, apresentou o programa às primeiras 60 famílias selecionadas.

Criado pelo Governo Federal através do Decreto 8.869/2016, o Criança Feliz é destinado ao atendimento de crianças de 0 a 3 anos cujas famílias sejam beneficiárias do Programa Bolsa Família, crianças de até 6 anos cujas famílias recebam Benefício de Prestação Continuada (BPC), gestantes e crianças de até 6 anos que, por decisão judicial, foram afastadas do convívio familiar em razão de medida protetiva prevista no Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente (ECA). A adesão ao programa é voluntária

Em Taboão da Serra, o Comitê Gestor do Criança Feliz é formado pelas Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Saúde e de Educação, Ciência e Tecnologia. As visitas serão feitas por 20 estagiárias de nível superior (sugestão do Ministério de Desenvolvimento Social - MDS) das áreas de serviço social, psicologia e pedagogia e a equipe será supervisionada por assistentes sociais concursadas. As visitadoras foram capacitadas pela Secretaria de Assistência Social com base na orientações do MDS e, inclusive, receberam certificados durante o lançamento do programa.

A fase "piloto”, com de visita às primeiras famílias da região do Saporito começa na segunda-feira, 30 de outubro. Já a segunda etapa, com atendimento às demais famílias do município que aderiram ao Criança Feliz está prevista para a segunda quinzena de novembro.