carregando...


Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2019

Projeto “Escola Consciente, Trânsito Seguro” educa os motoristas de amanhã

projetoescola conscientetrânsito seguroformaçãocondutores

Atualizado em: 20/08/2019 17:08

Segurança no trânsito é pauta importante nas escolas, já que o ambiente possui papel relevante na formação de indivíduos mais conscientes. Para fortalecer esta relação, a Prefeitura de Taboão da Serra, por meio da Secretaria de Transportes, implantou o projeto “Escola Consciente, Trânsito Seguro”.

A iniciativa tem como público alvo as crianças a partir do pré-escolar, e visa levar aos alunos das escolas do município lições a respeito das Leis de Trânsito. A EMI Santo Antônio, no bairro Arraial Paulista, foi o primeiro equipamento a receber as ações que contribuem para a formação do futuro condutor.

Prestigiaram o evento, cerca de 60 crianças, pais e mães de alunos, além do corpo docente. “Fizemos a reprodução da faixa de pedestres, trouxemos o semáforo, explicamos como identificar a sinalização, enfim, verdadeira aula de como utilizar as vias com segurança”, explica o secretário de Transportes Dr. Gerson Brito. 

 

EMI Santo Antônio foi a primeiro escola receber as ações que contribuem para a formação do futuro condutor

 

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), o país registra, anualmente, quase 47 mil mortes no trânsito, além de mais de 400 mil pessoas com alguma sequela. Experiências como aquelas proporcionadas pelo projeto fazem com que as crianças trabalhem com situações reais da relação entre motoristas e pedestres.  

“Entregamos, ainda, a ‘Minha Primeira Carteira de Motorista’, e criamos a ‘mini-multa’, maneira lúdica de as crianças fiscalizarem eventuais infrações dos adultos”, destaca o secretário. “Nosso objetivo é estimular, já nos primeiros anos do aprendizado, a mudança de comportamento para a prevenção de acidentes”, completa.