Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2021

Saúde antecipa dose de reforço contra a Covid-19 para maiores de 60 anos

Atualizado em: 04/10/2021 16:10

População que completou esquema de vacinação há, no mínimo, seis meses poderá receber dose adicional a partir desta terça-feira, 05/10

Os moradores de Taboão da Serra com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose ou dose única da vacina contra a Covid-19 há, pelo menos, seis meses poderão receber a dose de reforço a partir desta terça-feira, 05/10. A Secretaria Municipal de Saúde antecipou a aplicação da dose adicional para este público que poderá comparecer em uma das 12 Unidades Básicas de Saúde ou no Parque das Hortênsias para receber o imunizante de reforço. Os postos de atendimento funcionam de segunda a sexta-feira, exceto feriado e ponto facultativo, das 8h às 16h.

Para receber a dose de reforço, maiores de 60 anos deverão apresentar cartão de vacinação que comprova a aplicação da vacina em duas doses ou dose única há, no mínimo, seis meses, documento de identificação com foto e cartão do SUS.

O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, reforça que a vacinação é essencial para manter a Covid-19 sob controle. “Mais de 75% dos moradores de Taboão da Serra com mais de 12 anos já receberam ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19. O avanço da imunização está permitindo que a doença esteja controlada, com redução no número de casos graves e de óbitos”, disse. “No entanto, para permanecermos com os níveis controlados é essencial que os moradores completem o esquema vacinal recebendo a segunda dose e que os públicos autorizados (maiores de 60 anos, profissionais da Saúde e pessoas com alto grau de imunossupressão) recebam a dose de reforço”, explicou.

Até a tarde desta segunda-feira, 04/10, a Prefeitura de Taboão da Serra já aplicou 357.557 doses dos imunizantes contra a Covid-19, sendo 214.796 moradores que receberam a primeira dose, 134.047 que completaram o esquema vacinal com a segunda, 1.056 pessoas que receberam o imunizante de reforço e 7.658 moradores vacinados em dose única.

Aplicação da dose de reforço em maiores de 60 anos começa nesta terça-feira, 05/10

Vacinação de Profissionais da Saúde

Nesta segunda-feira, 04/10, a Secretaria de Saúde iniciou a aplicação da dose de reforço em profissionais da área da Saúde. Para receber a dose adicional, o profissional deverá apresentar documento de identificação com foto, carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há, pelo menos, seis meses, cartão do SUS, além de carteira de Entidade de Classe (CRM, COREN, CRO, entre outros) ou documento que comprove que atua na área da Saúde.

Imunossuprimidos graves
A aplicação da dose de reforço em maiores de 18 anos com alto grau de imunossupressão segue em Taboão da Serra. Para receber a dose adicional, a pessoa deve apresentar carteira de vacinação que atesta a aplicação do imunizante em duas doses ou dose única há pelo menos 28 dias, cartão do SUS, documento de identificação com foto e laudo médico que comprove alguma das imunossupressões listadas abaixo:

• Imunodeficiência primária grave;
    • Quimioterapia para câncer;
    • Transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
    • Pessoas vivendo com HIV/Aids;
    • Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de Prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;
    • Uso de drogas modificadoras da resposta imune (Metotrexato; Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e Upadacitinibe);
    • Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias;
    • Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
    • Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Locais de vacinação Contra a Covid-19
Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h

Parque das Hortênsias (Polo de vacinação correspondente a UBS Dra. Maria José Albuquerque)
Praça Miguel Ortega, 500 – Pq. Assunção