carregando...


Taboão da Serra, 18 de Outubro de 2017 - 31° C

Secretaria de Saúde inaugura Oficina de Aleitamento Materno

Saúdealeitamento maternooficinaconsultoriaSaúde

Atualizado em: 14/07/2017 17:07

A Secretaria de Saúde de Taboão da Serra dá um novo passo para a promoção de políticas públicas de incentivo ao aleitamento materno. Após inaugurar um serviço de consultoria para as mães que acabaram de dar à luz na Maternidade Municipal (Maternidade doAntena), a pasta agora inicia uma Oficina de Aleitamento, uma espécie de grupo de apoio para continuar incentivando as mãesa amamentar.


O primeiro encontro aconteceu em 20 de junho, no Centro de Referência da Saúde da Mulher e reuniu mulheres que foram orientadas na Maternidade Antena e seus familiares, inclusive uma gestante de primeira viagem que fez questão de conferir as dicas.À ocasião, o time de consultoras da Prefeitura reforçou as vantagens do aleitamento materno, além de tirar dúvidas através de um jogo interativo sobre “Verdades ou Mitos” da amamentação.


Uma das participantes, a jovem Patrícia F. Narciso, mãe do pequeno Benício Augusto que nasceu em 1 de abril, aprovou o encontro. “Foi ótimo, passaram todas as informações que a gente precisava, solucionou todos os nossos problemas e isto é o que é importante que é o que a gente precisa”, disse.


De acordo com a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, a ideia da consultoria e da oficina vão além da orientação. “Nosso intuito ao acompanhar estas mães não é simplesmente oferecer apoio para que elas amamentem, mas estabelecer um diálogo para aprimorar nossos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, além de levantar dados estatísticos sobre aleitamento materno em Taboão da Serra”, disse.


Equipe
O Serviço Multidisciplinar para a Promoção, Proteção e Apoio ao Aleitamento Materno, que oferece consultoria para às mães na Maternidade Municipal, iniciou os trabalhos em março deste ano. A equipe é formada pela formada pela fonoaudióloga MaildaBaldin, pela psicóloga Vivian Rocha e pela odontopediatra Cristina Pedro, que revezam diariamente para prestar atendimento na Maternidade.


A próxima Oficina de Aleitamento acontecerá no Centro de Referência da Saúde da Mulher, na terça-feira, 18 de julho, às 14h. O Centro de Referência da Saúde da Mulher está localizado na Rua Joaquim Faustino de Camargo, 140, Jardim São Paulo (Vila Iasi).


Parcerias
Ao final do primeiro encontro, as participantes receberam um kit de higiene oral da empresa Malvatrikids, com gel dental infantil e amostras da loção Dersani Baby, indicada para prevenção e tratamento de assadura. Ambos os produtos são fabricados pela empresa farmacêutica Daudt, uma das parcerias da Prefeitura nesta empreitada.


As mães e seus familiares puderam ainda desfrutar de um saboroso lanche da tarde, com bolos variados e sucos, cuja decoração foi oferecida por Valéria Lira.


Serviço:
Secretaria de Saúde
Praça Miguel Ortega, 115, Parque Assunção
(11) 4788-5600


2ª Oficina de Aleitamento Materno
18 de julho, às 14h
Local: Centro de Referência da Saúde da Mulher - Rua Joaquim Faustino de Camargo, 140, Jardim São Paulo.