Taboão da Serra, 21 de Novembro de 2017 - 24° C

Semana da Consciência Negra terá diversas atividades

CEPIRConsciência NegraCultura e Turismo

Atualizado em: 10/11/2017 17:11

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial de Taboão da Serra (CEPIR) promove, entre os dias 15 e 25 de novembro, a Semana da Consciência Negra. Diversas atividades relacionadas ao tema serão realizadas no CEMUR todas com entrada gratuita.

No dia 15 de novembro, a Semana da Consciência Negra se inicia com o concurso Miss Beleza Negra 2017, às 11h. Apresentações de capoeira, dança, feira de artesanato, cosmética afro, comidas típicas e uma apresentação musical do grupo Musicalia completam as atividades, que tem o intuito de evidenciar a beleza, simpatia e desenvoltura afro-brasileira.

O segundo dia do evento, 17 de novembro, abre espaço para o lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, da autora baiana e moradora de Taboão da Serra Zainne Lima. O encontro, que acontece no auditório da SEDUC, tem como objetivo discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento do racismo.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse.

No dia 19 de novembro, terá o Samba Rock Fest, a partir das 14h, com o cantor Paulo Brazz, evento para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço a cultura da periferia. No penúltimo dia de atividades, 21 de novembro, acontecem apresentações musicais, oficinas, exposições e desfile das escolas da Rede Municipal de Ensino, da ONG Mundo da Fantasia e da Escola de Bailado, a partir das 14h.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 25 de novembro, acontecerá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h na Câmara Municipal de Vereadores.

Semana da Consciência Negra
CEMUR - Praça Nicola Vivilechio, S/N, Jardim Bom Tempo
Auditório da SEDUC - Endereço: Rua ElizabetaLips, 166, Jardim Bontempo

Programação:
Quarta-feira (15/11)
11h – Concurso Miss Beleza Negra 2017, no Cemur

Sexta-feira (17/11)
14h– Lançamento do livro “Antologia Literária Jovem Afro”, no auditório da SEDUC

Domingo (19/11)
14h – Samba Rock Fest, no Cemur

Terça-Feira (21/11)
14h – Apresentações musicais, desfiles e oficinas, da ONG Mundo da Fantasia, Escola de Bailado e Escolas Municipais, no Cemur