Taboão da Serra, 08 de Dezembro de 2018 - 18° C

Semana da Consciência Negra terá palestra, bailes, feira, concurso e entrega de medalhas

comemoraçãosemana da consciência negraprogramaçãoTaboAfroTrançando Vidas

Atualizado em: 14/11/2018 17:11

A Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da Coordenadoria Especial de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) divulga o calendário das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.  Durante a semana as ações e eventos para promover o conhecimento e respeito pela cultura negra serão intensificados, com programação vasta e gratuita.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial de Taboão da Serra, Antônio Carlos Sousa Santos, a Semana da Consciência Negra terá diversas ações gratuitas. “Queremos que as pessoas reconheçam a importância da data que recordamos anualmente em 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra e do líder Zumbi dos Palmares e fazer disso uma ferramenta para garantir o tratamento igualitário a que todos têm direito”, disse.

No dia 18 de novembro, a semana da Consciência Negra se inicia com o Samba Rock Fest, a partir das 13h, no Cemur. As atrações serão os cantores Paulo Brazz e Fhernnando Rhamos, oito Djs voluntários e os projetos  “Eu soul samba rock” e “Enverga mais não quebra”. O evento é para artistas que buscam reconhecimento por meio da música, além de abrir espaço à cultura da periferia.

Concurso Miss & Mister Afro 2018 será em 19 de novembro, no Cemur, junto com o Baile da Consciência Negra.

O segundo dia do evento, 19 de novembro, das 11h às 13h, terá uma mesa redonda na faculdade FECAF, com a advogada Dra. Valéria Santos, com o tema “Direito e Liberdade”. O evento tem o intuito de discutir questões sobre a história e violência urbana sofrida pela população negra, além de falar sobre politicas públicas e o enfrentamento do racismo. A advogada Valéria Santos protagonizou uma das notícias mais tristes e repercutidas este ano ao ser detida, algema e arrastada em pleno exercício da profissão, durante uma audiência em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

No mesmo dia, acontece o Baile da Consciência Negra com o concurso Miss e Mister Beleza Negra, a partir das 20h, no Cemur. Durante os eventos, terá apresentações de capoeira, dança, feira de artesanato, cosmética afro e comidas típicas. O encontro tem o intuito de evidenciar a beleza, simpatia e desenvoltura afro-brasileira.

Feira TaboAfro, que acontece no Parque das Hortênsias, é uma das atrações da Semana da Consciência Negra de 2018

No penúltimo dia de atividades, 24 de novembro, será realizada a feira TaboAfro, com grande participação dos grupos artísticos da cidade, com clima de descontração e interação com o público, das 11h às 19h, no Parque das Hortênsias. O evento terá apresentações de música, arte, dança, gastronomia, moda e barracas literárias. Haverá  uma ação solidária na qual o público poderá participar contribuindo com 1kg alimento não perecível.

Outra novidade é que nesta edição do TaboAfro uma parceria entre as Secretarias de Cultura e de Saúde com Coletivo, levará à feira o projeto “Trançando Vidas”. A ação que está na terceira edição aborda assuntos relacionados a vulnerabilidades e cultura de paz. Haverá rodas de conversas com os coordenadores de Diversidade Sexual, de Igualdade Racial, de Saúde Mental, do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS AD) e do Serviço de Assistência Especializada (SAE) sobre hepatites e HIV, além de discussão sobre a implantação do quesito “Raça/Cor” na Saúde. Também haverá cadastro de pessoas com anemia falciforme, distribuição de preservativos, entre outras ações.

Para fechar a Semana da Consciência Negra, no último dia de atividades, 29 de novembro, acontecerá a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que homenageia pessoas que se destacaram por lutar contra o racismo e a favor da cultura afro-brasileira. A solenidade acontece às 18h, na Câmara Municipal de Vereadores.

Semana da Consciência Negra
18/11, às 13h - Samba Rock Fest  no Cemur
19/11, das 11h às 13h – Palestra “Direito e Liberdade”, com Dra. Valéria Santos na Faculdade FECAF
19/11, às 20h – Baile da Consciência Negra com Miss & Mister Afro no Cemur
24/11, das 11h às 19h – Feira TaboAfro e Trançando Vidas no Parque das Hortênsias
29/11, às 18h – Medalha Zumbi dos Palmares na Câmara de Vereadores

SERVIÇO:
Cemur - Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo.
FECAF - Avenida Vida Nova, 166, Jardim Maria Rosa.
Parque das Hortênsias - Praça Miguel Ortega, 500, Parque Assunção.
Câmara de Vereadores - Estrada de São Francisco, 2013, Jardim Helena.

Samba Rock Fest abre programação da Semana da Consciência Negra 2018.

Mesa-redonda com a advogada Dra. Valéria dos Santos acontece na FECAF, em 19/11, às 11h.

3ª TaboAfro terá ação social e parceria com Secretaria de Saúde de Taboão da Serra.