carregando...


Taboão da Serra, 17 de Janeiro de 2020

Servidores da Assistência apresentam pesquisas em III Simpósio Interno

assistência socialCidadaniapesquisasSimpósiointerno

Atualizado em: 30/06/2017 11:06

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SAS) de Prefeitura de Taboão da Serra promoveu, no dia 9 de junho, o III Simpósio Interno. O encontro, realizado no auditório da Taboão Prev, é um dispositivo de formação continuada para capacitação dos servidores da pasta.


À ocasião, foram apresentadas quatro pesquisas desenvolvidas ao longo do último ano por funcionários ligados à SAS. “Nosso objetivo é fazer com que os funcionários reflitam sobre o próprio trabalho, articulando a conhecimentos teóricos, de modo a aperfeiçoar e avançar as práticas na assistência social”, explica Carlos Eduardo Frazão Meirelles, Mestre em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e coordenador das capacitações da SAS.


De acordo com Meirelles, todos os servidores da pasta são convidados pelo Núcleo de Pesquisa para desenvolver projetos. “Cada um que queria participar escolhe a temática que irá trabalhar - seja individualmente ou em grupo, e mensalmente as equipes se reúnem para conversar sobre o andamento das pesquisas. Ao término do ano e após a apresentação no Simpósio, os trabalhos são disponibilizados digitalmente para toda a rede”, conclui.


Para Arlete Silva, secretária de Assistência Social, todas as pesquisas são de grande valia. “Estes trabalhos são essenciais para o fortalecimento das políticas assistenciais do município, pois contribuem muito para que cada vez mais possamos desenvolver políticas públicas eficazes e assertivas para o bem de toda população”, declarou Arlete Silva.


Nos últimos três anos a Secretaria de Assistência Social já finalizou 16 pesquisas. O próximo passo é montar uma biblioteca com todos os trabalhos. Novas pesquisas serão iniciadas em julho deste ano e as apresentações estão previstas para acontecer em junho de 2018.


Confira abaixo a lista completa das pesquisas apresentadas no III Simpósio Interno de Assistência Social:
- “Trabalhando os eixos do SCFV através do sociodrama” - Januário de Freitas Júnior;
- “O atendimento socioassistencial coletivo no CRAS Scândia: relato de experiência” - Alessandra de Oliveira Bastos, Cássia Hirle de Araújo, Cláudia Martins da Silva, Daffiny Lessi Rodrigues, Jonas Freire dos Santos, Normecy Meneses de Andrade, Vanessa Cristina da Silva, Thiago Marques dos Santos, Wilvia Ribeiro Malosso.
- “Medidas socioeducativas – acompanhamento técnico na construção e transformação do projeto de vida do adolescente” - Adriano de Freitas, Cíntia Gomes, Silvia Maria Barbaric, Valéria Santos Ferreira.
- “Grupos PAIF e SCFV – Socialização entre gerações” - Ricardo Kaisserlian de Figueiredo

Serviço:
Secretaria de Assistência Social e Cidadania
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Pirajuçara
(11) 4138-8040