carregando...


Taboão da Serra, 15 de Dezembro de 2017 - 28° C

Setembro amarelo contou com ações da Secretaria de Saúde no combate ao suicídio

Setembro AmareloprevençãosuicídioSaúde

Atualizado em: 29/09/2017 16:09

Profissionais da Secretaria de Saúde de Taboão da Serra passaram o mês de setembro desenvolvendo diversas atividades voltadas para a campanha “Setembro Amarelo”, que visa prevenir o suicídio.


Desde 2015, essa campanha por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgação de informações busca alertar a população a respeito do suicídio no mundo e suas formas de prevenção. “Não podemos usar apenas o mês de setembro para realizar ações voltadas ao suicídio. Esse é um trabalho que desenvolvemos durante o ano todo nos nossos equipamentos de saúde com equipes multidisciplinares cada qual tratando o assunto de uma maneira”, disse a secretária de Saúde Dra. Raquel Zaicaner. 


Dra. Raquel ressaltou ainda que, “nossos equipamentos são a porta de entrada para valorizar a vida e oferecer a possibilidade de atendimento desses casos”.


As ações do Setembro Amarelo foram desenvolvidas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Centro de Convivência e Cultura (CECO), na Coordenadoria dos Direitos da Mulher, no CAPSI (Centro de Atendimento Psicossocial Infantil) e no CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial). “Trabalhamos com material institucional do Centro de Valorização à Vida, caminhadas, oficinas e palestras voltadas para conscientização e sensibilização sobre o problema”, comentou a coordenadora de Saúde Mental de Taboão, Ana Funari.

 

O médico psiquiatra e sanitarista, Dr. Ruy Paulo D´Elia Nunes, encerrou as atividades do “Setembro Amarelo’, na Taboãoprev 

 

Segundo a Organização Mundial de Saúde, uma pessoa se suicida a cada 40 segundos no planeta. A meta da entidade internacional é reduzir o número de suicídios em 10% até 2020, por meio de programas desenvolvidos em conjunto com o governo de diversos países.


Vale ressaltar que o Ministério da Saúde lançou um manual para orientar o que deve ser feito para prevenir e evitar o suicídio. O manual pode ser acessado no site: www.saude.gov.br/saudemental.

Serviço:
Centro de Valorização à Vida
Telefone: 141

CAPSII (Centro de Atenção Psicossocial)
Telefone: 4701-4094