carregando...


Taboão da Serra, 28 de Março de 2020

Taboão da Serra adota medidas de prevenção ao coronavírus

prevençãocoronavírusfuncionamentoAdministração

Atualizado em: 24/03/2020 17:03

Imagem: www.cdc.gov

A Prefeitura de Taboão da Serra, informa que está atenta aos avanços da pandemia mundial do coronavírus e já adotou um conjunto de medidas preventivas que visam à segurança dos moradores e dos servidores. Os decretos, ações e recomendações seguem as diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde e do Ministério da Saúde e tem como objetivo evitar a propagação da COVID-19 ou SARS-CoV-2.

Segundo dados do sistema oficial de informação, até as 15h desta terça-feira, 24 de março, Taboão da Serra tem 2 casos confirmados, 73 casos suspeitos e 2 descartados. Não há registro de casos de óbitos suspeitos ou confirmados que tenham sido causados pela doença.

Vale ressaltar que os pacientes sintomáticos respiratórios são triados nas Unidades Básicas de Saúde e os casos, suspeitos ou confirmados, são monitorados diariamente por uma equipe de Saúde que liga para os pacientes e acompanha seu estado de saúde.

Em Taboão da Serra as ações de combate ao coronavírus iniciaram antes mesmo de o Brasil registrar o primeiro caso confirmado da doença. Em 4 de fevereiro de 2020 foi criado o Comitê de Combate ao Coronavírus (COVID-19). Formado por técnicos da Secretaria de Saúde, desde a sua instituição o Comitê monitora diariamente os avanços da doença na cidade, no país e no mundo. Na mesma data foi gravado e publicado nas redes sociais o primeiro vídeo de orientações sobre a doença e sua prevenção.

No mês de fevereiro foram realizadas diversas reuniões, como a feita com gestores dos serviços de Saúde para discutir o fluxo de atendimento em casos suspeitos, além de alinhamentos do fluxo com os prontos socorros e, também, com o Hospital Geral do Pirajuçara (HGP) para o atendimento de casos da SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Foram providenciados Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) como máscaras, luvas, aventais e álcool gel. Também foram providenciados macacões para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e para o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO).

Neste mês de março, foi realizado treinamento com os enfermeiros; gravados e disponibilizados em redes sociais novos vídeos de orientação sobre a doença, recomendações e determinações; e foi instituído o fluxograma e o guia de orientações para isolamento domiciliar.

No sábado, 21 , foi decretado em Taboão da Serra Estado de Calamidade Pública. Assinado o decreto, está proibido o funcionamento de todo o comércio e prestação de serviço na cidade a partir das 19h deste sábado (21). Os comércios que não obedecerem às determinações sofrerão as penalidades legais e poderão ter o alvará de funcionamento cassado. A medida também é válida para agremiações religiosas.

Inclusive, ontem (21) a noite, fiscais da prefeitura acompanhados pela Guarda Civil Municipal e pela Força Tática fiscalizaram 116 estabelecimentos. Dos 116 locais visitados, apenas 45 cumpriram a determinação e estavam fechados. 68 estavam abertos e foram fechados, incluindo 2 igrejas. Os outros três foram autorizados a funcionar pois eram restaurantes e estavam dentro das recomendações.

Está permitido apenas o funcionamento de: mercados, farmácias, feiras livres, padarias, lanchonetes, restaurantes, lojas de conveniência, lojas que vendem comida para animal, postos de combustível e serviços de entrega.  Os estabelecimentos que se enquadram nestes perfis poderão funcionar desde que não permitam a aglomeração de pessoas e que disponibilizem proteção aos seus funcionários e clientes, como o uso de álcool em gel e façam limpeza apurada. Vale ressaltar que bares, lanchonetes, restaurantes e outros serviços considerados não-essenciais só poderão funcionar por delivery.

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio do Comitê de Combate ao Coronavírus, acompanha minuto a minuto a evolução do quadro da pandemia e reitera que não há motivo para pânico. É momento de todos terem cuidados redobrados com a própria saúde e com todos. Por isto, relembra que é preciso manter o distanciamento social e ficar em casa.

Esta semana, o prefeito Fernando Fernandes, secretários municipais e o Comitê de Combate ao Coronavírus, se reuniram e foram tomadas as seguintes decisões:

  • Foi criado o serviço de pré-consulta por telefone. Através do telefone 4788-5624 os moradores com ou sem sintomas são atendidos por uma equipe que orienta como melhor agir. O serviço funciona todos os dias da semana, de domingo a domingo, das 7h às 19h. Em breve será disponibilizado um número gratuito (0800).
  • Servidores que fazem parte do grupo de risco, como maiores de 60 anos, com doenças cardiacas, respiratórias ou doenças imunosupressoras foram dispensados do trabalho ou colocados em home office.

 

ESTÃO ABERTOS:

Diversos serviços públicos estão ABERTOS, porém o atendimento de muitos está sendo feito por meios eletrônicos, como e-mail ou telefone. Alguns estão atendendo pessoalmente, mas a recomendação é que os moradores só procurem os serviços em caso de extrema necessidade e, preferencialmente, liguem antes de se dirigirem aos locais, pois muitas dúvidas podem ser sanadas por telefone.

Na área da Saúde:

  • SAMU;

  • Hospital e Maternidade Municipal (Hospital Antena)*;

  • Pronto Socorro Infantil*;

  • Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Akira Tada*;

  • Centro de Especialidades Dra. Maria José de Albuquerque;

  • UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – Moradores podem tirar dúvidas através do WhatsApp de cada unidade. O número de telefone de cada unidade está disponível clicando aqui.

    *Embora os prontos socorros estejam em funcionamento, a orientação é que os moradores só se dirijam a estes locais em caso de extrema urgência. Em casos de suspeita de coronavírus devem ligar para o serviço de Pré-Consulta: (11) 4788-5624.

 

Serviços essenciais:

  • Guarda Civil Municipal (GCM): 153;

  • ATENDE – Atendimento em regime de plantão. Antes de se dirigir, ligue (11) 4788-2922 ou (11) 4788-2923. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

  • Cemitério da Saudade – por se tratar de um serviço essencial está funcionamento normalmente. Telefone: 4787-3641.

  • PROCON – Solicitar atendimento por e-mail (procontaboao@gmail.com) ou telefone (11) 4786-2987 ou (11) 4788-2986.

  • Ouvidoria Geral - Demandas podem ser encaminhadas pelos telefones (11) 4788-5458 ou (11) 4788-5460 ou pela internet (www.1doc.com.br/taboao).

  • Ouvidoria SUS - Demandas sejam encaminhadas pelo telefone (11) 4788-5609 ou pela internet (www.1doc.com.br/taboao).

  • CONSELHO TUTELAR – Atendimento em regime de plantão para casos de urgência. Solicitações que não envolvam risco e gravidade podem ser feitas pelo e-mail conselho.tutelar@taboaodaserra.sp.gov.br ou pelos telefones: (11) 4787-3451 / 4701-1618.

 

Na área de ASSISTÊNCIA SOCIAL:

A partir de 23 de março o atendimento de diversos equipamentos de assistência social será feito por e-mail ou por telefone. O atendimento presencial será apenas em casos de extrema necessidade e mediante agendamento prévio. A relação completa dos equipamentos, telefone e e-mail para contato está disponível aqui.

 

Na área de TRANSPORTE:

  • Foi determinado para a empresa que presta transporte público na cidade para que faça a limpeza e higienização dos veículos entre as viagens.

  • O atendimento ao público na Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana segue regular, com as devidas medidas de segurança. Dúvidas e orientações podem ser sanadas pelos telefones: 11 4787-3610 ou 4787-3620.

  • Os Cartões de Idoso e Pessoas com Deficiência do grupo de vulneráveis, emitidos para estacionamento em vagas especiais, antes retirados na Secretaria de Transportes, serão enviados pelo correio. Membros do grupo de risco estão sido orientados a reagendar a ida à Secretaria.

DEMAIS SERVIÇOS:

  • Ligar (11) 4788-5300 ou clique no link SECRETARIAS para ver e-mail e telefone de contato para solucionar dúvidas e receber orientações.

Estão SUSPENSAS por tempo indeterminado:

  • Aulas, oficinas culturais, cursos profissionalizantes e de capacitação, atividades esportivas e de recreação ou que possam ocasionar aglomeração de pessoas;

  • Atividades com idosos, pessoas com deficiência e pessoas que fazem parte do grupo de riscos;

  • Eventos em locais públicos e que haja aglomeração de pessoas.

     

Na EDUCAÇÃO a suspensão das aulas foi gradual:

    • De 16 a 20 de março: as escolas funcionaram normalmente, mas a recomendação é que os pais e familiares que já pudessem ficar com as crianças em casa não as enviassem para a escola.

    • A partir de 23 de março: não haverá aulas nas escolas da rede municipal de ensino e escolas estarão fechadas. A recomendação é que instituições particulares façam o mesmo.

Durante o período de suspensão das aulas não serão computadas faltas do aluno da rede pública municipal e a reposição das aulas dependerá de recomendação do Ministério da Educação (MEC);

Foram CANCELADOS:

  • Paixão de Cristo;

  • Baile da Melhor Idade;

  • Eventos públicos com mais de 500 pessoas;

  • Todas as atividades culturais e eventos agendados no Cemur.

     

ESTÃO FECHADOS :

  • Parque das Hortências;

  • Parque da Família (Linear do Inocoop);

  • Todas as quadras e campos administrados pela Secretaria de Esportes e Lazer;

  • Todas as escolas profissionalizantes (Escola Municipal de Gastronomia, Escola de Estética Anima, Escola de Construção Civil e Escola de Moda, Beleza e Estética – Lado a Lado Saporito);

  • Biblioteca Municipal Castro Alves;

  • Posto do SEBRAE Aqui – dúvidas podem ser sanadas pelo telefone (11) 4788-7888.

 

CARTAS DE RECOMENDAÇÃO:

A Prefeitura de Taboão da Serra fez na quarta-feira, 18 de março, uma carta de recomendação orientando a suspensão das atividades de bares, restaurantes, casas de show, salões de festas, bufês, academias de ginástica e todas outras atividades que envolvam aglomeração de qualquer número de pessoas, por tempo indeterminado. Como o pedido não foi atendido, foi decretado no sábado, 21 de março, Estado de Calamidade.

A prefeitura também recomendou que todas as agremiações religiosas (templos, igrejas, entre outros) evitem os encontros em grupo e busquem outros caminhos para professar a fé, como a transmissão via internet, uso de whatsapp e outras ferramentas digitais.

Na quinta-feira, 19, a recomendação foi direcionada às escolas e faculdades particulares que suspendessem por tempo indeterminado as aulas e atividades escolares que envolvam aglomeração de qualquer número de pessoas.

Já na sexta-feira, 20, foi recomendada a suspensão por tempo indeterminado das atividades nos espaços coletivos dos Condomínios de apartamentos, como academias, salões de festas, churrasqueiras, parquinhos, brinquedotecas, sala de jogos e piscinas.