Taboão da Serra, 21 de Julho de 2018 - 15° C

Taboão da Serra e Embu receberam Operação “Força Metropolitana Integrada”

operaçãoForça Metropolina IntegradaSegurança e Defesa Social

Atualizado em: 26/10/2017 10:10

Na manhã da última quinta-feira, 19 de outubro, o 36º Batalhão da Polícia Militar realizou juntamente com a Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Guarda Civil Municipal, Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM), a operação “Força Metropolitana Integrada” com o objetivo de prevenir e evitar os roubos de carga. A ação durou até às 14h e ocorreu nos municípios de Taboão da Serra e Embu das Artes.

A operação contou com a presença de 106 policiais militares em 24 viaturas, do 36º BPM/M, Bases Comunitárias de Segurança Móvel, Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), Ronda Ostensiva Com Apoio de Motocicletas (Rocam), Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) e Ronda Ostensiva Municipal com o Apoio de Motocicleta (ROMUCAM) de ambas as cidades participantes.

Segundo o major do 36º BPM, Marrone, o objetivo dessa ação em conjunto com as forças de segurança pública e municipal é atender os anseios dos munícipes e diminuir os crimes nos bairros. “Através dos índices de criminalidade nós bolamos essa operação, posicionamos as viaturas para que possamos prevenir os roubos de carga na rodovia que liga a Capital ao interior e litoral nos dois municípios”, falou.

Ação que uniu Guardas Civis Municipais, Policiais Civis, Militares e Rodoviários, também contou com a participação de agentes de trânsito.
(Créditos: Divulgação PM)

Ainda de acordo com o comando da PM, novas blitze devem acontecer nessa semana e na próxima em pontos diferentes. A intenção é aumentar a presença da polícia nos bairros para evitar que os criminosos possam agir nos dois municípios onde acontecem os crimes denunciados nas reuniões do Conseg e com base nos indicies criminais.

Um dos pontos escolhidos para a atuação dos policiais foi o retorno da Rodovia Regis Bittencourt na região bairro Parque Pinheiros, em Taboão da Serra. O trecho que liga a Capital ao Interior e litoral, abriga acessos às rodovias, transportadoras e comércios por onde transitam diuturnamente uma grande quantidade de veículos de carga, facilitando a ação de criminosos. Nesse ponto havia um bloqueio com uma viatura da PM e PRF, os veículos e pessoas que passavam e levantassem qualquer suspeita, eram parados e revistados pelos agentes.

Durante a operação, um homem foi preso por porte ilegal de arma, dois por receptação (veículo e celular furtado) e um era procurado pela justiça. 311 pessoas foram abordadas, foram vistoriados 226 veículos, sendo 80 automóveis, 74 motocicletas e 122 caminhões, além da autuação por 13 infrações administrativas e um recolhimento.