Taboão da Serra, 28 de Março de 2020

Taboão da Serra inicia campanha de vacinação contra gripe

Saúdegripecampanha de vacinaçãosecretaria de saúdeSaúde

Atualizado em: 25/03/2020 12:03

Começou nesta segunda-feira, 23, a Campanha de Vacinação contra a gripe em Taboão da Serra. Nesta primeira fase, serão vacinados idosos e trabalhadores da saúde.

Por conta da pandemia mundial de coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde tomou os devidos cuidados para evitar aglomerações durante a campanha, alterando os locais de vacinação para locais mais amplos e abertos.

As pessoas devem se dirigir aos locais de vacinação entre 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, apresentando documento de identidade e carteira de vacinação.

A vacina, composta por vírus inativado, é trivalente e protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul em 2019: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2).

A partir do dia 16 de abril, inicia a segunda fase, em que o público-alvo será: professores, profissionais das forças de segurança e doentes crônicos, como hipertensos e diabéticos.

A terceira fase terá início no dia 9 de maio, quando começaram a ser imunizadas crianças entre 6 meses e menores de 6 anos, pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), indígenas e portadores de condições especiais.

Os idosos são vacinados primeiro pois estão mais vulneráveis a doenças respiratórias e os dados mostram que eles são mais atingidos pelo Covid-19. Portanto, priorizar esse grupo visa evitar que eles se desloquem aos serviços de saúde no período em que poderá haver maior circulação do vírus.

VACINA CONTRA A GRIPE NÃO PREVINE DA COVID-19

A vacina contra a gripe não imuniza contra o coronavírus. Ela ajuda a proteger as pessoas da infecção pelo vírus Influenza, que também provoca sintomas respiratórios. Assim, com a vacinação contra a gripe, menos pessoas terão tosse, coriza e febre, reduzindo o número de pessoas doentes no serviço de saúde.

PONTOS DE VACINAÇÃO CONTRA A GRIPE (INFLUENZA):

UBS JARDIM AMÉRICA

Associação do INTERCAP – Av. São Paulo, 200 - Intercap (em frente ao mercado Rod & Raf)

UBS CLEMENTINO

EE Laurita Ortega Mari - Rua Tsuruki Tsuno, 50 - Jardim Clementino

UBS JARDIM DAS MARGARIDAS

EMEF Vinícius de Moraes - Rua Paulo Augusto de Andrade, 350 - São Judas

UBS JARDIM SALETE

EMEF Profª. Dalva Barbosa Lima Janson - Rua Constantino Dias Lopes, 101 - Jardim Salete

UBS PARQUE PINHEIROS

Quadra do CSU - Estrada Benedito Cesário de Oliveira, 1985, Parque Pinheiros

UBS RECORD/ PONTE ALTA