carregando...


Taboão da Serra, 12 de Abril de 2021

Prefeitura de Taboão da Serra inovará na Gestão Ambiental até 2024

inovaçãogestão ambientalDes. Urb. Hab. e Meio Ambiente

Atualizado em: 31/03/2021 16:03

No mês que se comemora do Dia Mundial da Água, o Departamento de Meio Ambiente reforça ações para melhorias de vida na cidade
 

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para relembrar que a água é fundamental para a vida no planeta. Diante da possibilidade de escassez desse recurso natural, é fundamental que a população e o Poder Público busquem soluções para conservar e recuperar os corpos hídricos (rios, nascentes, bicas, lagos, entre outros) de forma a garantir o acesso à água potável e promover o uso consciente desse bem comum.

Nesse contexto, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente da nova administração da Prefeitura de Taboão da Serra tem se empenhado para desenvolver ações que possam inovar a política ambiental municipal. “Realizamos no início de fevereiro uma reunião com o chefe do Executivo, na qual ressaltamos que pretendemos ter até 2024 a gestão eficiente da agenda ambiental do município. Por isso, compreender quais são as demandas específicas de Taboão da Serra tem se constituído um trabalho essencial da atual gestão e a prefeitura tem planejado quais ações são essenciais para inovar a gestão ambiental da cidade”, explicou Ruth Ferreira, diretora do Departamento de Meio Ambiente.

Assumir a gestão ambiental municipal significa que a Prefeitura de Taboão da Serra poderá assumir o controle e o planejamento ambiental do município. A Constituição Federal permite aos assumir diversas responsabilidades, o que promoverá melhorias nos fluxos dos processos e dar mais transparência as ações. Atualmente as questões ambientais são compartilhadas com outros órgãos públicos, como a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB).

Ruth Ferreira destacou algumas das ações a serem implementadas. “Estamos focando na melhoria dos serviços de fiscalização e controle ambiental, estamos fazendo levantamento das áreas prioritárias para o plantio de árvores, inclusive assumindo uma participação ativa no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e mantemos diálogos contínuos com a SABESP para melhorias do sistema de tratamento de esgotos. Essas são algumas das ações que evidenciam a preocupação da atual administração na gestão ambiental do município”, finalizou.