Taboão da Serra, 16 de Novembro de 2018 - 18° C

Taboão realizou a XI Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

ConferênciadireitoscriançasadolescentesAssistência Social e Cidadania

Atualizado em: 03/09/2018 08:09

Na sexta-feira, 24 de agosto, o CEMUR foi palco da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O encontrou contou com a participação massiva de jovens de toda Taboão da Serra e teve como tema central a “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamentos das Violências”. A conferência foi promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

Para Diego Odakura, presidente do CMDCA, o encontro foi produtivo e surpreendente. “Foi muito bacana ver tantos crianças e, principalmente, adolescentes participando. Hoje eles sabem que tem voz, querem saber tudo o que tem haver com eles e estão reivindicando seus direitos”, afirmou Diego Odakura.

A secretária de Assistência Social e Cidadania, Arlete Silva, agradeceu a presença de todos os participantes e ressaltou o valor da Conferência. “Este é um momento muito importante e único na vida de todos estes jovens. Esta conferência é um espaço democrático, onde podem contribuir com ideias que ajudarão o poder público a desenvolver políticas eficazes e eficientes em prol da juventude”, destacou Arlete Silva.

À ocasião, os jovens puderam sugerir propostas relacionadas aos cinco eixos temáticos da conferência. Algumas das sugestões foram as criações de um segundo Conselho Tutelar, de uma Ouvidoria Jovem e de um Fórum Permanente com a garantia da participação de um representante de cada política pública direcionada a criança e ao adolescente, em local de fácil acesso e com a presença da sociedade civil e da Ouvidoria Jovem.

Apresentações artisticas, palestra e debates marcaram a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Participaram do encontro crianças e adolescentes atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), além de jovens do Centro de Convivência e Cultura (CECO). A conferência contou com a presença da educadora Roberta Reiko Durante e do sociólogo e professor Francisco Eduardo Bodião, que ministraram a palestra magna. Houve apresentações feitas por alunos da Escola de Bailado e por jovens atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

DELEGADOS
Durante a XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram eleitos 14 delegados, e seus respectivos suplentes, que representarão Taboão da Serra na Conferência Regional. O encontro acontecerá nos dias 14 e 15 de maio de 2019.

Confira a relação completa dos delegados eleitos:

Adolescentes
Richardson Aparecido da Silva (titular)
Ruan Gabriel da Silva Pereira (suplente)
Julia Rebeca da Silva Muniz (titular)
Talita Giovana da Silva Muniz (suplente)
Noemi Lino da Silva (titular)
Jenifer Souza (suplente)
Elisângela Bernardes (titular)
João Pedro Cerqueira Santos (suplente)
Noé Puerta Ramos (titular)
Stella André Martins Lopes (suplente)