carregando...


Taboão da Serra, 12 de Novembro de 2019

Taboão reforça combate a Luta Antimanicomial com ações da Secretaria de Saúde

cecoLuta AntimanicomialcombateSaúde

Atualizado em: 25/06/2019 15:06

O Movimento de Luta Antimanicomial foi criado para reforçar os direitos das pessoas com sofrimento mental dentro da sociedade e assim combater a ideia de que se deve isolar o paciente com esse problema os levando a tratamentos intensos. 


Engajado nesta luta a Secretaria de Saúde de Taboão junto com uma equipe multidisciplinar atende 150 pacientes no CECO (Centro de Convivência) em um espaço dentro do Parque das Hortênsias realizando diversas atividades em parceria com a Secretaria de Cultura no combate ao fim dos manicômios. “Sabíamos da importância que era realizar atividades com nossos pacientes para reforçar a Luta Antimanicomial e assim intensificar o tratamento que oferecemos com a nossa gestão de saúde aos nossos atendidos”, disse a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 


Entre as atividades organizadas pela equipe do Ceco, no combate a Luta Antimanicomial, esteve a Exposição de Bonecos dos 18 anos de sucesso do Sebastião, a encenação da peça teatral Lampião e Maria Bonita, atividades de dança com a Secretaria de Cultura e pinturas em tela.  


 

Para reforçar o combate a Luta Antimanicomial pacientes soltaram bexigas com o grito de "Não aos manicômios"

 

Psicólogos, terapeuta ocupacional, arte educador e nutricionista são os responsáveis pelo tratamento e acompanhamento dos pacientes. “Através desta equipe realizamos um trabalho minucioso onde não isolamos o paciente do convívio com outras pessoas e sim os colocamos a interagir com a sociedade o que para o tratamento é de extrema importância”, comentou a secretaria de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner. 


Para o secretário de Cultura Wanderley Bressan, “essa parceria com a Saúde fez com que pudéssemos aumentar os núcleos de atendimento da nossa pasta além de fortalecer esse vinculo com a equipe multidisciplinar que atende os pacientes podendo assim levar arte para dentro do Ceco mostrando que essas pessoas tem sim a capacidade de desenvolver seu lado artístico”. 

 

Atividades de dança estão entre as ações realizadas entre as Secretarias de Saúde e Cultura para os pacientes do CECO 

 

Atividades Ceco

Alongamento e caminhada, plantio, jardinagem, rodas de conversa, oficinas de dança, teatro, culinária, cinema, artesanato, contação de histórias e Liang-Gong são as atividades oferecidas pela Secretaria de Saúde dentro do CECO (Centro de Convivência).

 

Encenação da peça teatral "Lampião e Maria Bonita" feita pelos atendidos do CECO no espaço dentro do Parque das Hortênsias

 

Serviço
CECO (Centro de Convivência)
Local: Parque das Hortênsias
Endereço: Praça Miguel Ortega, nº 500, Parque Assunção
Telefone: 4135-2460