Taboão da Serra, 12 de Novembro de 2019

V Conferência do Idoso debateu os desafios do envelhecimento no século XXI

Conferência Municipal do IdosoConselho Municipal do IdosoCMIenvelhecimentopolíticas públicas

Atualizado em: 29/03/2019 15:03

Os constantes avanços da medicina e as melhorias nas condições de vida estão proporcionando aos brasileiros maior longevidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a expectativa de vida hoje no país é de 76 anos. Porém, não basta viver mais, é preciso viver melhor. Neste sentido, o Conselho Municipal do Idoso (CMI) de Taboão da Serra e a Secretaria de Assistência Social e Cidadania promoveram no dia 20 de março a V Conferência Municipal do Idoso que teve como tema “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. O encontro ocorreu no Cemur e reuniu 256 pessoas, entre sociedade civil, organizações sociais e agente governamentais.

À ocasião, foram debatidas propostas em quatro eixos fundamentais: Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, nos subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer; Educação: assegurando direitos e emancipação humana; Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa; e Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

O encontro contou com uma palestra magna, ministrada por Hilda Alves Oliveira - assistente social e gerontóloga na Casa dos Velhinhos (CEPIM) Santa Terezinha, além de apresentação do coral do CCI Maria Rosa. Já a conselheira Paula Maruchi apresentou dados sobre longevidade no município e trouxe uma devolutiva sobre as propostas aprovadas na IV Conferência.

V Conferência Municipal do Idoso reuniu 256 participantes no Cemur, em 20/3.

Segundo presidente do CMI, Marlene Maria Erreira Benites, o trabalho da conferência iniciou em fevereiro, com as pré-conferências realizadas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS). “Podemos contar com a colaboração de toda a equipe e técnicos dos CRAS, do CCI Maria Rosa e o CEPIM Santa Terezinha. Foram momentos muito importantes, com discussões, vários esclarecimentos e tiramos várias propostas que serão revistas aqui”, disse. “A Conferência é o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas e aqui tiraremos propostas para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa”, concluiu Marlene Benites.

Marlene Benites, presidente do CMI, ressaltou que a Conferência é o momento em que governo e sociedade se reúnem para discutir políticas públicas

Já a secretária de assistência social, Arlete Silva, reforçou que participar de uma conferência é uma oportunidade única. “Estamos aqui para brigar e para conferir o que foi feito e o que nós queremos para o futuro de forma que melhore não só a nossa vida, mas também para as futuras gerações É uma oportunidade única e todos precisam aproveitar”, disse. “Vale ressaltar que esta administração tem sido uma grande parceira da Assistência Social e não só está realizando, como já fez diversas obras e ações, inclusive de acessibilidade e de mobilidade, para melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa e com deficiência”, finalizou Arlete Silva.

Arlete Silva, secretária de Assistência Social, frizou que a prefeitura realiza constantes obras e ações para melhorias na qualidade de vida dos moradores.

Delegados
Durante a V Conferência Municipal do Idoso, sete pessoas se candidataram à vaga de delegado que representará Taboão da Serra na etapa estadual. A eleita foi a orientadora social Silvana Bonini, do CRAS Monte Alegre. Já a vaga de suplente ficou com a Dra. Sandra Fidelis, que é presidenta da Comissão da Pessoa Idosa da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Taboão) e corregedora na Guarda Civil Municipal. A XV Conferência Estadual do Idoso está prevista para acontecer em agosto, em cidade a ser definida pelo Governo do Estado de São Paulo.

Serviço:
Conselho Municipal do Idoso
Reuniões: 1ª segunda-feira de cada mês, às 9h.
Rua Luís Carlos Ventura, 79, Jardim Mituzi.
Telefone: (11) 4138-8040.

Delegacia de Proteção ao Idoso de Taboão da Serra
Rua João Slaveiro, 56, Jardim da Glória.

VEJA MAIS FOTOS: