carregando...


Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2019

Workshop reuniu municípios para debater programa Rede Cegonha

workshopRede CegonhaFECAFpalestrasSaúde

Atualizado em: 23/10/2017 10:10

O Programa Rede Cegonha visa assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada à gravidez, ao parto e puerpério e às crianças o direito de nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.


Composto por oito municípios da região dos mananciais, entre eles Taboão da Serra, profissionais da área da saúde se reuniram em um workshop, no auditório da Faculdade FECAF, para debater o programa e discutir sobre o fluxo e melhorias nos atendimentos a essas mulheres e crianças.  


Os outros municípios que integram essa rede são Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Juquitiba, Cotia, Vargem Grande Paulista e Embu-Guaçu.  


Durante a abertura do evento a secretária de Saúde, Dra. Raquel Zaicaner, ressaltou que, “essa integração entre os municípios fortalece ainda mais o programa fazendo com que possamos em cada encontro levantar as demandas e melhorar a articulação da rede, além de capacitar esses profissionais”. 


O workshop contou com palestras sobre Sífilis ministrada pelo Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Taboão, Dr. Milton Parron Junior, e pela enfermeira Cristiana Langkammer Martins, a enfermeira e interlocutora técnica do consultório na rua (Bom Par), Rhavana Pilzs Canônico, falou sobre a situação da gestante moradora de rua e usuária de álcool e drogas, a médica obstetra do Hospital Geral de Itapecerica, Dra. Mércia Aline de Oliveira Cintra discorreu sobre o fluxo e encaminhamento da gestante e puerpera nas situações de urgência e emergência, o médico e professor da USP de Ribeirão Preto, Dr. Silvio Francischini, abordou o tema sobre anticoncepcionais de longa duração e o médico e Coordenador da Clínica Obstétrica do Hospital Sofia Feldman, Dr. Lucas Barbosa da Silva finalizou o ciclo de palestras falando sobre a Assistência ao Parto Distócico. 


Participaram desse encontro o RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) e o RUE (Rede de Urgência e Emergência).
 

Veja mais algumas fotos do encontro: