carregando...


Taboão da Serra, 01 de Outubro de 2022

3º Impulsiona Taboão beneficiou mais de 4.500 moradores

Governo

Atualizado em: 29/03/2022 11:03

Ação ocorreu na EMEF Profª. Therezinha Volpato Baro e levou programas e serviços da Prefeitura de Taboão da Serra para toda a família

 

A Prefeitura de Taboão da Serra realizou no último sábado, 26/03, na EMEF Profª Therezinha Volpato Baro, no Jardim Record, a 3ª edição da Ação Social Impulsiona Taboão, especial mês da Mulher. Segundo estimativa do Governo Municipal, durante as seis horas de evento passaram cerca de 4.500 pessoas no local, que conheceram e participaram dos serviços e programas disponibilizados pelas Secretarias.

Além dos serviços e orientações realizados pelas Secretarias, durante a solenidade houve apresentação do novo uniforme dos alunos da Rede Municipal de Ensino, entrega simbólica de tablets para professores da EMEF e de materiais escolares para os alunos.

 



Na área de Habitação, houve a assinatura do decreto que institui o Programa Municipal de Assistência Técnica a Habitação de Interesse Social (ATHIS), que promoverá serviço público de construção, reforma e regularização de unidades habitacionais para famílias com renda de até 03 (três) salários-mínimos, individualmente ou em coletivo, que se encontrem em situação de precariedade e/ou vulnerabilidade. À ocasião, mais famílias taboanenses foram beneficiadas com a entrega da escritura definitiva de seus lares, concedidas através do Programa Municipal de Regularização Fundiária.

Durante o 3º Impulsiona Taboão também houve o anúncio da construção do novo Parque Linear do Ponte Alta, na Avenida Cid Nelson Jordano. O mesmo será dividido em dois trechos, o primeiro entre as Ruas Restinga Seca e Javan Lessa Ribeiro e o segundo das Ruas Catinga Seca e Catuire. Haverá revitalização e requalificação da área por meio de melhorias na iluminação pública, construção de ciclovia, pista de caminhada, além de instalação de novo sistema de drenagem, passarela, calçadas, abertura de viário e nova pavimentação. A obra contará com recursos provenientes de emenda parlamentar. A região da UBS Jardim Salete também receberá ação urbanística.

 



Também houve o anúncio que o município de Taboão da Serra está alinhando os programas municipais para atendimento da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), , que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável de forma a erradicar a pobreza, promover dignidade para todos dentro das condições que o planeta oferece e sem comprometer a qualidade de vidas das próximas gerações.


Serviços oferecidos

A Secretaria de Assistência Social atendeu cerca de 350 famílias com diversos serviços, como atualização do Cadastro Único, por meio do programa Acesso Digital, orientações sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade realizou a distribuição de peças de roupas para quem mais precisava através do Varal Solidário, e entregas de alimentos por meio do Centro de Triagem de Alimentos (Banco de Alimentos).

 



A Secretaria de Saúde atendeu mais de 600 pessoas, através da aplicação de vacinas e testes de Covid-19 e avaliação odontológica com distribuição de escovas de dentes e pastas. O Centro de Controle de Zoonoses, por sua vez, orientou os moradores sobre como evitar doenças transmitidas por vetores, como o Aedes aegypti, causador da dengue, zika vírus e febre chikungunya, bem como aranhas e outros animais.

 

 

As quatro escolas profissionalizantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda estIveram presente com alunos e ex-alunos que disponibilizaram seu tempo em prol dos taboanenses. No total, mais de 280 pessoas foram beneficiadas pelos serviços das Escolas de Moda, Beleza e Estética, de Construção Civil, de Estética Animal e de Gastronomia e Hotelaria, além dos  programas Emprega Taboão e Casa do Empreendedor.

 



Além da entrega de títulos de propriedade, lançamento do ATHIS e inclusão do município na pauta da Agenda 2030 da ONU, a Secretaria de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente realizou a distribuição de centenas de mudas de árvores nativas. Também foram realizadas atividades de educação urbanística e ambiental, orientações sobre os regularização fundiária, serviços de meio ambiente, contação de histórias e pintura do rosto das crianças.

As Secretarias de Esportes e Lazer e de Cultura e Turismo animaram as famílias com apresentações e atividades de Judô, Karatê, Kung Fu, Capoeira, Aula de Ritmos, de Yoga e até grupo de samba.

 

 


As crianças tiveram diversas oportunidades para se divertir e aprender através da Secretaria de Educação com atividades de pintura, desenho, brincadeiras cantadas e uso de tablets do laboratório móvel da escola com monitoria da Planneta Educação.

 



A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana apresentou de maneira lúdica a educação no trânsito para os pequenos, com teatro de fantoches e músicas infantis. A apresentação faz parte do Programa Municipal de Educação no Trânsito, que tem como objetivo formar crianças, adolescentes, adultos e idosos para que sejam condutores e pedestres conscientes de seus atos, de forma a reduzir a mortalidade e o número de acidentes em vias.

 



A Secretaria de Assuntos Jurídicos, por meio do Procon de Taboão da Serra formalizou cinco  Cartas de Informação Preliminar (CIP) e realizou 10 atendimentos extraprocon, além de orientações em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Taboão da Serra.

Já as coordenadorias municipais também estiveram presentes para orientar a população sobre seus direitos. Dezenas de pessoas passaram pela sala que abrigava as três coordenadorias: a dos Direitos da Mulher, a de Promoção da Igualdade Racial e a de Promoção dos Direitos da Diversidade Sexual e de Gênero.