carregando...


Taboão da Serra, 22 de Outubro de 2021

Campanha Outubro Rosa é realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde

Saúde

Atualizado em: 04/10/2021 17:10

Até 28 de outubro serão intensificadas ações de coleta de papanicolau; orientações sobre a saúde da mulher, prevenção de câncer de mama e de colo uterino e solicitação de mamografia
 

A Prefeitura de Taboão da Serra através da Secretaria Municipal de Saúde deu início a Campanha Outubro Rosa. Até o dia 28 de outubro, todas as Unidades Básicas de Saúde realizarão ações com o objetivo de ajudar as mulheres do município sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo de útero.
 

O Secretário de Saúde, José Alberto Tarifa destacou que a Campanha Outubro Rosa vai usar os meios digitais para chamar a atenção das mulheres e de toda a família sobre a importância da prevenção. “Através das redes sociais, assim como nosso governo fez em outras campanhas, serão utilizados para levar informações sobre o quanto o diagnóstico precoce é importante e pode ajudar a salvar vidas”, afirmou.


De acordo ainda com Tarifa, a programação municipal tem o objetivo de fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde. “As ações que intensificaremos neste mês, com a Campanha Outubro Rosa, tem como foco rastrear e compartilhar informações sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo uterino. Outro trabalho que vamos fazer é desmistificar conceitos em relação à doença”, disse.


Em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 7h às 17h, serão realizadas ações de coleta de papanicolau, orientações sobre a saúde da mulher de modo geral, prevenção de câncer de mama e de colo útero, além de solicitação de mamografia.


Segundo Inês Mamede do Rosário, coordenadora de Atenção Básica da Prefeitura de Taboão da Serra, intensificar as ações que acontecem nos outros meses das UBSs é importante neste mês para conscientizar a população. “A Campanha como um todo procura enfatizar a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas, além de informar que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos”, informou.


Outubro Rosa
O movimento que nasceu em 1990 tem o objetivo de estimular a participação popular no controle do câncer de mama. Através da campanha Outubro Rosa, informações são compartilhadas sobre a doença, promovendo conscientização, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.