Taboão da Serra, 07 de Maio de 2021

GCMs fazem treinamento para uso de armas de alta potência

capacitaçãoGCMarmas longasalta potênciaCalibre 12

Atualizado em: 03/05/2021 16:05

Capacitação foi realizada pela Prefeitura com recursos próprios. Agentes da ROMU participaram de curso para utilização de carabinas CTT 40 e espingardas Calibre 12

Os Guardas Civis Municipais de Taboão da Serra já estão utilizando novo armamento. As oito carabinas Taurus CTT 40 e as sete espingardas Calibre 12 foram compradas através de uma emenda parlamentar. Para utilização das armas, os agentes da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) realizaram um Treinamento de Habilitação para Uso de Armas Longas, ministrado por três guardas habilitados da própria corporação: GCM Ramon, GCM Tales e GCM Bueno. Com a realização do curso feita pela própria GCM, a Prefeitura de Taboão da Serra economizou cerca R$100.000,00 (cem mil reais) que serão investidos em outras ações.

O Treinamento de Habilitação para Uso de Armas Longas é obrigatório para utilização da CTT 40 e da Calibre 12 e teve duração de 40h. As aulas teóricas foram realizadas na sede da GCM Taboão, no Jardim Bom Tempo, e as práticas no estande de tiro do 2° Batalhão de Polícia do Exército, em Osasco.

Ao longo do curso os 24 guardas puderam aperfeiçoar técnicas operacionais relacionadas ao atendimento de ocorrências, formas de abordagem, além de utilização, manejo e manutenção das novas armas. No estande de tiros os GCMs puderam praticar o uso tanto da espingarda Calibre 12, quanto da carabina CTT 40, além de treinar o Método Giraldi, Treinamento Defensivo na Preservação da Vida.

Secretaria de Segurança formou Serra primeira turma de GCMs para Uso de Armas Longas

O secretário adjunto de Segurança, Tenente Dacal, destacou que a GCM Taboão está mais equipada e bem treinada. “Investimos no aperfeiçoamento dos nossos agentes para servir Taboão da Serra. É com muito orgulho que informo a população que formamos a primeira turma habilitada em usar o armamento Carabina CTT 40 e espingarda Calibre 12. Vamos reforçar o patrulhamento nas ruas, com armamentos atualizados e agentes mais treinados”, ressaltou.

Durante a entrega da nova Base da Guarda Civil Municipal (GCM) do Parque Marabá, na quinta-feira, 27/04, o prefeito Aprígio autorizou os guardas a utilizarem as novas armas. De forma simbólica, o chefe do Executivo entregou ao Sub Comandante da GCM Nivaldo Menoci uma carabina CTT 40, que foi repassada ao Inspetor Marcelo Borgatto, da ROMU. Segundo a Comandante Eliana Gonçalves, as novas armas terão um impacto maior na segurança.