Taboão da Serra, 07 de Maio de 2021

Nova Base da GCM do Marabá é entregue pela Secretaria de Segurança

Base MarabáGCM. nova baseSegurança e Defesa Social

Atualizado em: 29/04/2021 16:04

Equipamento trará mais segurança para a região.
Parque Marabá ganhará Base definitiva de alvenaria

A Prefeitura de Taboão da Serra entregou nesta quinta-feira, 29/04, a nova Base da Guarda Civil Municipal (GCM) do Parque Marabá. A base ficará instalada na rotatória da Avenida Emerito Arbulu com as Ruas Nae Minei e Teófilo Otoni, na divisa com São Paulo (região do Campo Limpo). Além da entrega da Base Móvel, os GCMs da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU) receberam autorização para uso de novas armas.

A base instalada no Parque Marabá é um trailer e o veículo foi reformado com o apoio de comerciantes e parceiros da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SDS). Além do conserto do ar condicionado e restauração do interior com instalação de mesas e bancos, foi realizada a manutenção no sistema elétrico, troca da lona externa e nova plotagem.

Como a região já estava há quatro meses sem base, a Secretaria de Segurança colocou a base móvel provisoriamente. A Prefeitura contruirá uma nova base no Marabá, de alvenaria, para que os guardas tenham estrutura adequada e melhores condições de trabalho.

A carreta que era utilizada como Base no Marabá foi recolhida no início do ano e está passando por reforma. Na época, o secretário adjunto de Segurança, Tenente Dacal, afirmou que a base estava em situação tão ruim que até o assoalho estava quebrado e os guardas tinham que colocar madeira para não cair nos buracos. Após a reforma, a SDS pretende instalá-la em um novo local.

Parque Marabá recebe nova base da Guarda Civil Municipal

Novas Armas
O chefe do Executivo entregou ao Sub Comandante da GCM Nivaldo Menoci uma nova carabina CTT 40 que, de forma simbólica, autoriza os guardas a utilizar o novo armamento. O Sub Comandante Menoci, por sua vez, entregou o equipamento ao Inspetor Borgatto, da ROMU. Segundo a Comandante Eliana Gonçalves, as novas armas terão um impacto maior na segurança.

O novo armamento, oito carabinas Taurus do modelo CTT 40 foram comprados através de uma emenda parlamentar no valor de R$ 100.000,00, enviada pela Deputada Federal Policial Kátia Sastre. Com o recurso, foram adquiridas além das oito carabinas, sete espingardas Calibre 12 e um drone.

Para utilização dos equipamentos, os agentes realizaram um Treinamento de Habilitação para uso de armas longas, ministrado por três guardas da própria corporação: GCM Ramon, GCM Tales e GCM Bueno. O curso obrigatório teve duração de 40h e foi realizado na sede da GCM e em um estande de tiro.