Taboão da Serra, 15 de Agosto de 2022

Nova Base de Bloqueio Intermunicipal é entregue pela Secretaria de Segurança

Segurança e Defesa Social

Atualizado em: 03/03/2022 15:03

Localizada na Cidade Intercap com o bairro paulista João XXIII, base está interligada ao Centro de Operações e Inteligência e possibilita impedir a fuga de suspeitos

Os moradores da Cidade Intercap e região contam com uma nova Base de Bloqueio Intermunicipal  da Guarda Civil Municipal (GCM). Instalada em ponto estratégico no cruzamento da Rua Iracema Sena Cerqueira Santos com a Rua Benedito Procópio, na divisa com o João XXIII (São Paulo), o local tem estrutura necessária para que os GCMs desempenhem suas funções, bem como impedir a fuga de suspeitos.  A inauguração do espaço ocorreu no sábado, 19/02,  aniversário de 63 anos de emancipação político-administrativa de Taboão da Serra.

Em 2020, a Prefeitura de Taboão da Serra contratou uma empresa para a construção da base da Cidade Intercap. No entanto, de acordo com a secretário de Segurança e Defesa Social, Dr. Rodrigo Falcão,  “o serviço foi mal feito”. “Graças a todos os comerciantes da área, moradores da rua e de outras pessoas interessadas, a gente conseguiu reinaugurar essa base, agora de uma maneira técnica e profissional. Uma base em que todos os vidros são blindados, que tem uma estrutura excelente para os guardas, banheiro adequado, cozinha, câmeras e ar condicionado”, afirmou.

Na inauguração do equipamento, a GCM de Taboão da Serra realizou uma simulação de roubo que iniciou no Monte Alegre, finalizou na Base de Bloqueio Intermunicipal e demonstrou como funciona a interligação com o Centro de Operações e Inteligência (COI)

Segundo o subcomandante da GCM de Taboão da Serra, Nivaldo Francico Menocci, a interligação entre a base, equipes e o COI é essencial para impedir ações criminosas. “Essa nova Base de Bloqueio Intermunicipal está localizada em um dos pontos onde há maior incidência de fuga. Como essa base está interligada ao COI, a equipe do COI acompanha através das câmeras de monitoramento o movimento da cidade, em tempo real, e repassa as informações sobre suspeitos, veículos com registro de furto ou roubou, entre outras situações, para as equipes que estão em patrulha e para os GCMs que estão Base.  Cientes da informações, os agentes fazem o cerco e impedem a fuga do indivíduo e inibindo ações criminosas, garantindo mais efetividades na ações de segurança da população”, explicou.

Mais inaugurações e ações

Além da Base de Bloqueio Intermunicipal no Intercap, foram entregues no aniversário de Taboão da Serra: as novas instalações do Pronto-Socorro Infantil (PSI), no Jardim Trianon; o novo prédio do CRAS Monte Alegre, no Jardim Santa Terezinha; a Prefeitura do Pirajuçara, com a segunda unidade da Central de Atendimento Atende, o Procon de Taboão da Serra, a Casa do Empreendedor com o Banco do Povo Paulista e o Emprega Taboão, o  Acesso Digital e a sede da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica. Também houve a reabertura do Parque das Hortênsias, o Circuito Happy Running de Corrida de Rua e a aula inaugural do projeto Fábrica de Talentos.