Taboão da Serra, 23 de Outubro de 2021

Prefeito de Taboão da Serra é eleito membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê

CBH-ATCONESANsaneamento básicoDes. Urb. Hab. e Meio Ambiente

Atualizado em: 14/04/2021 13:04

O chefe do Executivo também foi indicado como membro titular para o Conselho Estadual de Saneamento

Em uma reunião que aconteceu na quinta-feira, 08/04, o Prefeito de Taboão da Serra foi eleito como membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê (CBH-AT), que é responsável pela gestão integrada e participativa dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo, na mesma reunião ele também foi indicado como membro titular do CBH-AT no Conselho Estadual de Saneamento.

O Conselho Estadual de Saneamento (CONESAN) é um órgão de caráter consultivo e deliberativo, e possui caráter estratégico para a definição e implementação da política de saneamento básico do Estado de São Paulo. A organização, composição e funcionamento deste conselho estão dispostos na Lei Complementar nº 1.025, de 7 de dezembro de 2007, artigos 39 e 40.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Meio Ambiente de Taboão da Serra, Nílcio Regueira Dias, é de fundamental importância para o Governo do Estado que o CONESAN seja atuante e representativo para que promova o desenvolvimento tecnológico, financeiro e gerencial dos serviços públicos de saneamento básico. Ressalta-se que seu objetivo está voltado à universalização, e melhoria das condições de saúde e da qualidade de vida da população.

O secretário também destacou que o CONESAN atua principalmente visando atingir os objetivos de uma política estadual de saneamento básico articulada, complementar às ações de meio ambiente, recursos hídricos, desenvolvimento urbano, e focado na cooperação entre Estado, municípios e a sociedade civil.

Além destes importantes espaços de decisão, Taboão da Serra também participará na Câmara Técnica de Educação Ambiental e no Conselho Deliberativo da Agência da Bacia Alto Tietê, tais ações reforçam a priorização nas questões relacionadas ao saneamento ambiental de Taboão da Serra.