carregando...


Taboão da Serra, 20 de Outubro de 2021

Taboão da Serra realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social

Assistência Social e Cidadania

Atualizado em: 10/08/2021 17:08

XIII Conferência tem como tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”

A fim de construir políticas públicas eficientes, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Prefeitura de Taboão da Serra, realiza a XIII Conferência Municipal de Assistência Social, um encontro entre a sociedade civil e governo que avalia os serviços e programas ligados à Assistência Social, refletindo e propondo soluções para a evolução dos serviços.

Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, a Conferência ocorre a cada dois anos. Por conta da pandemia da COVID-19, desta vez em formato online, moradores que utilizam os serviços públicos, servidores municipais, estudantes e a população geral é convidada a participar. 

A XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Taboão da Serra acontece nos dias 09, 10, 11 e 13 de agosto, com transmissões às 10h e às 13h30. É possível acompanhar a programação da Conferência da Assistência Social pelo canal do YouTube da Secretaria de Assistência Social: https://www.youtube.com/channel/UCHFz1MMsX0Yg8hUdJg1w-xw

Na abertura que aconteceu nesta segunda-feira, 09/08, a assistente social e presidente do CMAS, Verônica Maria de Souza destacou a importância da Conferência. “A Conferência acontece para conferir se os nossos serviços, programas, benefícios estão funcionando adequadamente para atender a população, assim, são convidados a participar toda a sociedade civil, poder público, entidades, ONGs e o público que utiliza os programas e serviços da assistência”, afirmou.

 

XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Taboão da Serra iniciou em 09/08
e seguirá ao longo da semana com transmissões pela internet.



Verônica explicou também que a Assistência Social tem parceria com quatro organizações sociais, “mas tem muitas organizações que atuam de maneira informal na cidade. O desafio é formalizar estas organizações sociais que atuam com crianças, deficientes, idosos, pobreza e extrema pobreza, e fazer com que eventualmente elas tenham esta parceria com o poder público, afinal extem recursos para isso”.

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, explicou a importância para a cidade. “A Conferência é fundamental para que se faça uma avaliação da política de assistência social no município e para que sejam definidas as principais diretrizes para trabalhar nos próximos dois anos, até a próxima conferência. É uma oportunidade que estimular a participação social, seja do poder público, das organizações sociais, seja dos trabalhadores e do próprio Conselho Municipal que é quem organiza a Conferência, que é um pré-requisito da regulação da assistência”, contou.

Neste ano a Conferência acontece baseada em cinco eixos, que resultarão em propostas baseadas nas principais necessidades do município. “Os participantes da Conferência irão eleger 12 delegados que defenderão as propostas de Taboão da Serra na Conferência estadual. A Conferência tem o caráter paritário, dos 12 delegados, tem o percentual do poder público, o do trabalhador, dos usuários da assistência e das organizações que são de fundamental importância porque também executam políticas de assistência social, então de maneira paritária estes delegados que vão representar o município”, explicou Eckstein.

Serviço:
XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Taboão da Serra

Dias 09, 10, 11 e 13/08
Transmissões às 10h e às 13h30
https://www.facebook.com/secretariadeassistenciasocial.taboaodaserra
https://www.youtube.com/channel/UCHFz1MMsX0Yg8hUdJg1w-xw