carregando...


Taboão da Serra, 30 de Setembro de 2022

Taboão da Serra realizará Seminário da Pessoa Idosa

Assistência Social e Cidadania

Atualizado em: 14/09/2022 11:09

Encontro será realizado no Cemur, dia 30/09, a partir das 9h. Serão debatidas políticas públicas de saúde

 

A Prefeitura de Taboão da Serra, por meio das Secretarias de Assistência Social e Cidadania, de Esportes e Lazer e de Saúde, em conjunto com o Conselho Municipal do Idoso (CMI), realizará o Seminário da Pessoa Idosa. Interessados em participar poderão comparecer ao Cemur (Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo) em 30/09, das 9h às 11h.

O evento apresentará um debate sobre políticas públicas na área da Saúde voltadas para pessoas idosas e será em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e ao Dia Internacional da Terceira Idade (01/10). A data foi criada em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre a importância da proteção e cuidado com esta parcela da população.

“Para decidir qual seria o tema do seminário, foi realizada uma enquete com os idosos que utilizam serviços da Prefeitura. Foram obtidas 520 respostas e o tópico mais votado foi saúde”, declarou Edson Ferreira, presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa e coordenador do Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora de Taboão da Serra.

Os principais objetivos do seminário são: promover uma reflexão sobre os estereótipos negativos sobre a terceira idade, atrair atenção para as desigualdades sociais acumuladas ao longo da vida, dar acesso aos serviços de saúde e promover proteção social.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) obtidos por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua) de 2017, 14,6% da população tem 60 anos ou mais, o que corresponde a 30,3 milhões de pessoas.

“A gestão atual prioriza a Agenda 2030 da ONU, de acordo com a qual o desenvolvimento sustentável só é possível se houver inclusão das pessoas independentemente da etnia, status econômico ou idade. Esperamos que os idosos do município possam comparecer para debater ações e políticas que interferem diretamente em suas vidas”, afirmou Wagner Eckstein, secretário de Assistência Social e Cidadania.

Serviço
Seminário da pessoa idosa: Debate sobre políticas públicas de saúde

30/09, das 9h às 11h
Local: Cemur – Praça Nicola Vivilechio, 151, Jardim Bontempo