carregando...


Taboão da Serra, 01 de Outubro de 2022

Taboão da Serra se prepara para enfrentar período de chuvas e evitar enchentes

Manutenção

Atualizado em: 21/12/2021 15:12

Administração Municipal cobra o Governo Estadual para que execute a limpeza de piscinões e áreas de divisa


O verão está próximo e com a chegada da estação inicia o período de chuvas. Para evitar que enchentes e alagamentos aconteçam, a Prefeitura de Taboão da Serra, através da Secretaria de Manutenção, está realizando a limpeza de córregos, bueiros, bocas de lobo e vias públicas. Ao todo, mais de 20 mil toneladas de lixo e entulho já foram recolhidos.  Os trabalhos fazem parte do Movimento #TaboãoVamosCuidar, que tem como objetivo realizar ações de zeladoria e incentivar a população a colaborar com a limpeza da cidade.
 

Na quarta-feira, 15/12, representantes da Defesa Civil e das Secretarias de Manutenção, Obras, Comunicação, Transportes e Mobilidade Urbana, Saúde, Assistência Social e Cidadania, Habitação e Meio Ambiente, se reuniram para alinhar os últimos detalhes do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. O plano estabelece as estratégias a serem adotadas pelo município em caso de enchente.

O secretário de Manutenção, Dr. Eduardo Nóbrega, ressaltou que a Prefeitura está fazendo a sua parte e que o município cobra o Governo Estadual para que fazem a deles também. “O problema das enchentes em Taboão da Serra é histórico. Há muitos anos nossa cidade sofre no períodos de chuvas, mas estamos fazendo a nossa parte para que este ano seja diferente. As equipes da Secretaria de Manutenção estão todos os dias nas ruas, fazendo a limpeza dos córregos, bueiros e das vias”, disse. “Já protocolamos ofício, fomos até o Governo do Estado de São Paulo, e estamos cobrando constantemente para que o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) faça a lição de casa e execute a limpeza dos piscinões e dos córregos nas áreas de divisas. Até o momento nada foi feito por eles e não queremos que essa atitude prejudique os moradores de Taboão da Serra”, completou.

 

 

 

Seu lixo pode voltar

O lixo doméstico e demais resíduos sólidos, como entulho, móveis velhos e objetos em desuso, devem ser descartados de maneira correta. Caso contrario, eles podem parar em rios e córregos, o que impedirá a passagem da água da chuva, resultando em enchentes, isso quando esses resíduos não voltam para rua ou para dentro de casa.

Por isso, através do movimento #TaboãoVamosCuidar, a Prefeitura de Taboão da Serra orienta a população a realizar o descarte correto:

  • Fique atento aos dias e horários que a equipe de limpeza fará a coleta na sua rua.
  • Coloque o lixo para fora de casa no horário mais próximo possível, preferencialmente 1h antes da passagem do caminhão. Além disso, utilize embalagens adequadas.
  • Não descarte móveis velhos e objetos em desuso, como geladeiras, sofás ou pedaços de madeira, nas vias ou córregos. Ligue para (11) 4788-4100, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e agende a retirada desses itens com a Operação Cata-Bagulho.

 

 

Serviço:
Secretaria de Manutenção

Rua Áurea Tavares, 671, Jardim Vila Sônia
Telefone: (11) 4788-4100 - de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h